PUBALGIA
PUBALGIA
Atletas de vários esportes são acometidos por esta patologia, inclusive jogadores de tênis. Conhecida popularmente como “dor na virilha”, apresenta sintomatologia variada. O atleta refere dor abdominal baixa ou na região inguinal, em geral de evolução crônica ( varias semanas ou meses) , pode ser uni ou bilateral, piora com atividade física e movimentos de arranque no esporte, causando séria incapacidade progressiva.
A definição de pubalgia pode ser: uma condição inflamatória que envolve os ossos do púbis, sínfise pubiana e músculos que se inserem nesta região. O desequilíbrio das forças musculares, isto é, músculos abdominais fortes e adutores ou quadríceps fracos ou vice-versa, associados aos encurtamentos musculares e aos esforços excessivos no esporte, seriam fatores que levariam o atleta a esta condição patológica.
Na prática do jogo de tênis o atleta realiza muitos movimentos de aceleração e desaceleração com mudanças bruscas de direção, que geram aumento de stress na área do púbis. Portanto, avaliar o tipo de piso, de calçados e da técnica de jogo, são importantíssimos para prevenção da pubalgia.
O Ortopedista deverá avaliar os pontos dolorosos na região inguinal, fazer testes físicos específicos e descartar outras patologias que poderiam simular os sintomas de pubalgia, como hérnias inguinais, lesões na articulação do quadril e ginecológicas. Também deverá solicitar exames laboratoriais e radiológicos como Raios-X e Ressonância Magnética.
Feito diagnóstico de pubalgia, o atleta, na maioria das situações, deve ser afastado do esporte, iniciando tratamento com anti-inflamatórios (dependendo da gravidade até com corticoides e Fisioterapia intensiva. Eventualmente o tratamento clínico não é suficiente, considerando-se o período de até 06 meses sem melhora, há indicação do tratamento cirúrgico, com ótimos resultados. O tempo de tratamento é muito difícil de prever, pois cada atleta responde de maneira diferente e somente poderá retornar ao esporte quando estiverem totalmente assintomáticas e corrigidas as causas que o levaram a doença.
A pubalgia é uma das patologias mais complicada para os atletas, devendo ser tratada por Ortopedista experiente em Traumatologia Desportiva.
|
SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO É cada vez mais comum a presença de pacientes com queixas de dor e dormências nas mãos nos consultórios dos ortopedistas. Várias são as causas desses sintomas. Podem se originar por problemas de neurológicos, de coluna ou até vasculares. Mas a principal causa de dor e dormências nas mãos, principalmente à noite e em mulheres, é a Síndrome do Túnel do Carpo. O túnel do carpo é uma passagem anatômica, localizada na porção anterior do punho, formada profundamente por um arco de ossos e superficialmente por um forte ligamento, chamado de Ligamento Transverso do Carpo. Dentro deste túnel se localizam os tendões flexores para os dedos (total de nove) e o nervo mediano. Esse nervo é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, dedo médio e a metade externa do dedo anular. O nervo Mediano localiza-se logo abaixo do Ligamento Transverso do Carpo, e, por ser a estrutura mais delicada no interior desse túnel, pode causar sensação de dor e d...
Comentários
Postar um comentário