Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 14, 2013

Em forma no octagon - Jornal Gazeta do Povo - Curitiba - Paraná

Procura por aulas de MMA cresceu até 70% na cidade. Em busca de um corpo definido, mulheres contribuem – e muito – para a expansão da modalidade
Fotos: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Socos, chutes e joelhadas fazem parte do rol de atividades físicas garantidas pelo MMA Quem, de última hora, resolveu procurar por um bar ou pub para assistir ao combate entre Anderson Silva e Chael Sonnen, na madrugada do último domingo, pela edição 148 do Ultimate Fighting Championship 148, acabou ficando de fora. Ou, na melhor das hipóteses, conseguiu um lugarzinho, apertado, com muito sufoco. O fenômeno do MMA (artes marciais mistas) tomou conta do Brasil nos últimos tempos e isso já começa a se refletir nas academias esportivas de Curitiba. O mestre Fábio Assolari, da Combate Absoluto, diz que trabalha com a modalidade há seis anos. Somente em 2012, a procura por aulas de MMA praticamente dobrou. “Hoje eu tenho 130 alunos”, conta. Na Thai Brasil, do treinador Fernando Falkenbach, o aumento foi de 7…

Tendinite Patelar é a síndrome que afeta os joelhos dos corredores.

Maior causa de afastamento de praticantes de corrida, problema está intimamente ligado ao excesso de treinos e microtraumas repetições Durante os treinos, você começa a sentir uma dorzinha chata no joelho, e de repente ela piora para uma dor crônica, principalmente ao subir escadas e cruzar as pernas. Pode ser tendinite patelar, uma síndrome gerada pelo excesso de exercícios e falta de alongamento. Entenda melhor o problema com as explicações do Eu Atleta. Dores no joelho são geradas pelo excesso de exercícios e falta de alongamento (Foto: Getty Images)

A tendinite patelar é uma síndrome gerada pelo excesso de treinos, muitas vezes além do limite de elasticidade e resistência do tendão. A dor se localiza na inserção do quadríceps (acima da patela), no corpo do tendão ou na tuberosidade da tíbia (abaixo do joelho). Geralmente, ela começa suave e melhora durante a atividade. A tendinite patelar pode ser dividida em várias fases e as dores mais comuns são:

- Dor no polo superior ou inferio…

É normal sentir tontura depois de correr?

Isso acontece quando você não está desacelerando da maneira adequada, o que é tão importante quanto aquecer o corpo antes de um treino ou prova. O certo é diminuir a velocidade aos poucos, nunca bruscamente, no fim da sessão. “Durante o exercício, o coração bombeia vigorosamente o sangue para irrigar a musculatura que está trabalhando”. “Se você interrompe a atividade de uma hora para outra, esse bombeamento cessa e acontece uma queda brusca da pressão arterial, que pode provocar tontura, mal-estar e até desmaio.”

Mude a intensidade para um trote ou caminhada até os batimentos estabilizarem. Se for parar de repente, procure um lugar onde possa ficar deitado. Isso alivia o efeito da gravidade, que dificulta o retorno do sangue das pernas para o coração, ajudando a elevar a pressão novamente.