Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 9, 2012

Ruptura do tendão patelar

A maioria dos músculos esta ligada as extremidades ósseas por meio de um tendão, que pode medir de alguns milímetros a muitos centímetros.
Os tendões não resistem muito bem a pressão e acham-se frequentemente separados ou protegidos dos ossos abaixo por meio de cavidades de paredes delgadas, contendo líquido sinovial. Alguns dos tendões maiores contém um osso em seu interior, no ponto em que cruzam uma articulação e tem de suportar esforços consideráveis. Tais ossos são conhecidos como sesamoides, como, por exemplo, a patela e os sesamoides debaixo das cabeças dos primeiros metatarsianos, sendo providos de cartilagem articular em sua superfície profunda.
O músculo quadríceps da coxa consiste em quatro músculos: reto femoral, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio. A ação principal destes músculos é estender a perna na articulação do joelho. Eles unem-se para formar o tendão quadríceps, que se insere na patela.
A patela é ancorada da coxa consiste em quatro músculos: reto femo…

ARTROSE

ARTROSE A INIMIGA DAS ARTICULAÇÕES

A artrose é inevitável, mas você pode aprender a conviver com ela com algumas medidas preventivas.
A cada movimento que você faz com os braços, as pernas, os pés e as mãos, esta utilizando suas articulações, estruturas complexas que permitem que os ossos se movimentem uns em relação aos outros. Nas extremidades em que se tocam para se articular, os ossos são protegidos por um tecido liso e resistente chamado de cartilagem. Mas quando as cartilagens se desgastam, vem a dor e a perda de movimentos: é a famosa artrose. A artrose é uma enfermidade que costuma aparecer a partir dos 50 anos, mas que pode acometer também pessoas jovens com disposição hereditária, devido a outras doenças (como a artrite reumatóide) ou em decorrência de uma lesão. Fraturas, reumatismo ou até mesmo, no caso das mulheres, a menopausa, podem dar origem a artrose.
SINTOMAS

Os primeiros sinais da artrose costumam surgir a partir dos 50 anos de idade. O paciente tem queixa de dor, di…

As Consequências do doping no esporte

AS CONSEQUÊNCIAS DO DOPING NO ESPORTE Por Adriano Tiezerini Daiane dos Santos, Lance Armstrong, André Agassi, Rebeca Gusmão, Marion Jones, Bem Johnson e Maradona: até quando os atletas vão se dopar e manchar suas carreiras e o esporte? Será que utilizar o doping como meio de obtenção de resultados é correto? Esta é a questão e a resposta é pura e simplesmente não. Sou incisivo em considerar que a prática do doping não deve ser utilizada, e isto deve-se essencialmente devido a dois problemas que levanta: - o doping vai contra a máxima do desporto, que é “o mais importante é participar, não é ganhar”. O doping visa apenas o resultado, ignorando completamente a ética do desporto. Além disso, todos os atletas devem partir em iguais condições para todas as competições. O uso de doping dá uma vantagem injusta a quem o utiliza, até porque o que se quer avaliar numa competição desportiva não é qual o atleta com mais dopantes, mas, sim,o melhor atleta numa determinada disciplina. - o doping é uma…

Banho de gelo

Júnior Cigano
BANHO DE GELO PODE SER USADO POR ATLETAS:
A técnica de banho de gelo, ou o de imersão, começou no esporte. A primeira modalidade a usar foi o atletismo e atualmente essa técnica já foi difundida. Para se ter uma idéia, até a seleção feminina de futebol usa a técnica de imersão. Para lutar pelo ouro olímpico, por exemplo, as jogadoras fazem qualquer sacrifício, até entrar literalmente numa fria. Como mergulhar numa banheira de gelo todos os dias após os treinos e jogos. É nessa parte que entra a técnica de imersão. As aplicações do frio são utilizadas desde antes de Cristo, quando gregos e romanos utilizavam gelo natural e neve para tratar problemas médicos. Já no século 19, as compressas frias foram reconhecidas como auxiliares nas cirurgias. E hoje, século 21, aprimoramos técnicas e conhecemos fisiologicamente seus efeitos.
BENEFÍCIOS O uso da crioterapia (que pode ser através de banho de gelo) produz anestesia, analgesia, diminui espasmo…

LESÃO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR (LCA)

LESÃO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

O joelho é uma das articulações mais complexas de todo o corpo humano. Uma das lesões mais freqüentes do joelho é a ruptura do ligamento cruzado anterior, podendo acarretar uma dor posterior.
Após a reconstrução cirúrgica deste ligamento, o paciente poderá adquirir posições antálgicas (semi-flexão por exemplo) que gradativamente causam retrações de fascias e músculos. Poderá ocasionar padrões posturais anormais, dor, perda de ADM e restrições de movimento. Além disso, a atrofia de quadríceps, que ocorre após a cirurgia, faz com que os músculos posteriores se tomem sobrecarregados, principalmente durante a marcha, causando uma maior tensão dos mesmos e piorando o quadro de dor posterior. Essa dor causa muito desconforto para o paciente, principalmente durante as manipulações para ganho de ADM, tornando-se um limite importante para a fisioterapia.

ANATOMIA DO L.C.A

O LCA é uma faixa regularmente orientada, de tecido conectivo denso, que conecta o fêm…

Força G nos pilotos de automobilismo

O piloto Nelsinho Piquet e o Fisioterapeuta Adriano Tiezerini em 2.009 logo após a saída do piloto da Formula 1, atualmente Nelsinho é piloto da Nascar nos EUA correndo em circuítos ovais onde a Força G é mais acentuada. 

Força G nos pilotos de automobilismo
Por: Adriano Tiezerini 

O cálculo das forças G sobre os pilotos é realmente bem simples. Precisamos somente conhecer o raio das curvas e a velocidade dos carros. Vou citar como exemplo nesse artigo a corrida que ocorreu em 2001 da formula Indy, no Texas.
Conforme Track Facts da Texas Motor Speedway, as curvas da pista têm um raio de 228,5 metros (750 pés). Durante a prova, os carros completam as voltas a cerca de 370 km/h (230 mph).
Em 29 de abril de 2001, funcionários da CART (Champion Auto Racing Teams) cancelaram uma corrida no Texas Motor Speedway, porque os pilotos tiveram vertigens após apenas 10 voltas. A combinação de altas velocidades e curvas fechadas do Texas Motor Speedway gera forças de quase 5 G nas voltas. Um G é a a…

Joelho o VILÃO DOS ESPORTES DE ALTO IMPACTO

RELEMBRANDO UM TEXTO ESCRITO POR MINHA PESSOA NO ANO DE 2.009 E ESTÁ REGISTRADO NO GOOGLE. 

JOELHO O GRANDE VILÃO DOS ESPORTISTAS DE GRANDE IMPACTO Adriano Tiezerini
O joelho é uma das articulações mais lesionadas em atletas MMA e Jiu-Jitsu, isso se deve as suas funções de sustentação e movimentação do corpo e ainda pelo fato de que esses esportes submetem os joelhos ao estresse. O Joelho pode sofrer as seguintes lesões ortopédicas: contusões, entorses, lesões meniscais, ligamentares e capsulares (mais frequentes); sub-luxações, luxações, lesões de cartilagem articular e fraturas. As lesões neurológicas e vasculares ao nível do joelho são mais raras que as citadas. As contusões são de menor gravidade e evoluem bem com tratamentos medicamentosos, ortopédicos e fisioterápicos. As lesões meniscais, em sua maioria, evoluem para tratamento cirúrgico. As lesões ligamentares, que comprometem a estabilidade do joelho, devem merecer atenção especial. Se não tratadas adequadamente, deixam seqüe…