Pular para o conteúdo principal

Joelho o VILÃO DOS ESPORTES DE ALTO IMPACTO


RELEMBRANDO UM TEXTO ESCRITO POR MINHA PESSOA NO ANO DE 2.009 E ESTÁ REGISTRADO NO GOOGLE. 


JOELHO O GRANDE VILÃO DOS ESPORTISTAS DE GRANDE IMPACTO
Adriano Tiezerini

O joelho é uma das articulações mais lesionadas em atletas MMA e Jiu-Jitsu, isso se deve as suas funções de sustentação e movimentação do corpo e ainda pelo fato de que esses esportes submetem os joelhos ao estresse.
O Joelho pode sofrer as seguintes lesões ortopédicas: contusões, entorses, lesões meniscais, ligamentares e capsulares (mais frequentes); sub-luxações, luxações, lesões de cartilagem articular e fraturas. As lesões neurológicas e vasculares ao nível do joelho são mais raras que as citadas.
As contusões são de menor gravidade e evoluem bem com tratamentos medicamentosos, ortopédicos e fisioterápicos. As lesões meniscais, em sua maioria, evoluem para tratamento cirúrgico. As lesões ligamentares, que comprometem a estabilidade do joelho, devem merecer atenção especial. Se não tratadas adequadamente, deixam seqüelas importantes. Os ligamentos mais lesionados são o cruzado anterior (LCA) e o colateral medial (LCM) – a associação dessas lesões com a do menisco medial é comum.
As lesões do LCA decorrem de mudança de direção, salto, arrancadas ou freadas rápidas durante o treino; as do LCM, dos traumas na face lateral do joelho (essas são as mais comuns em atletas de Karate, Muay-Thay e MMA). O despreparo físico é fator importante de risco para a integridade dos joelhos.
Os ligamentos colateral lateral (LCL) e cruzado anterior (LCP) são lesionados mais raramente, mas também recebem tratamento cirúrgico. O LCL é lesionado por trauma na face medial e/ou por rotação forçada do joelho. O LCP decorre de trauma na região anterior da parte superior da perna e ainda por trauma indireto (que não incidem diretamente no joelho).


O joelho traumatizado pode ser tratado, como as demais articulações móveis (diartrose), por métodos incruento (sem cirurgia) ou cruentos (cirúrgicos). Os meios não cirúrgicos são os medicamentos, os métodos ortopédicos e a fisioterapia. A literatura americana oferece uma sigla que facilita o aprendizado dessa abordagem terapêutica no que se refere ao tratamento não operatório: P.R.I.C.E., P para proteção (contensão com imobilizadores mais ou menos firme, dependendo do tipo de lesão), R para repouso (absoluto ou relativo), I de ice (o gelo deve ser usado 4 a 5 vezes por dia durante 15 a 20 minutos); C de compressão (através de uma bandagem elástica ou joelheira, com cuidado para não provocar obstrução vascular) e E de elevação (manter o membro lesionado elevado para evitar ou reduzir o edema pós- traumático).

Não se devem subestimar as lesões traumáticas, muito menos aquelas que acometem no joelho. Procurar um ortopedista experiente é a atitude mais segura nesses casos. Lesões aparentemente simples podem trazer danos importantes para a articulação a médio e a longo prazos. As dores crônicas do joelho levam a atrofia muscular, que aumentam a instabilidade articular e, consequentemente, o risco de lesões.
A prevenção dessas lesões deve ser feita através de preparo físico adequado (destaque-se a necessidade de uma musculatura da coxa ágil e coordenada), aquecimento prévio, obediência as normas de segurança do esporte, como o uso de equipamentos de proteção, e só volte a treinar depois de passar por novas avaliações, para que não ocorram recidivas e deixem o atleta mais tempo parado.

Aos primeiros sintomas de dor procure seu médico! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO  É cada vez mais comum a presença de pacientes com queixas de dor e dormências nas mãos nos consultórios dos ortopedistas. Várias são as causas desses sintomas. Podem se originar por problemas de neurológicos, de coluna ou até vasculares. Mas a principal causa de dor e dormências nas mãos, principalmente à noite e em mulheres, é a Síndrome do Túnel do Carpo. O túnel do carpo é uma passagem anatômica, localizada na porção anterior do punho, formada profundamente por um arco de ossos e superficialmente por um forte ligamento, chamado de Ligamento Transverso do Carpo. Dentro deste túnel se localizam os tendões flexores para os dedos (total de nove) e o nervo mediano. Esse nervo é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, dedo médio e a metade externa do dedo anular. O nervo Mediano localiza-se logo abaixo do Ligamento Transverso do Carpo, e, por ser a estrutura mais delicada no interior desse túnel, pode causar sensação de dor e dormê

Força G nos pilotos de automobilismo

O piloto Nelsinho Piquet e o Fisioterapeuta Adriano Tiezerini em 2.009 logo após a saída do piloto da Formula 1, atualmente Nelsinho é piloto da Nascar nos EUA correndo em circuítos ovais onde a Força G é mais acentuada.  Força G nos pilotos de automobilismo Por: Adriano Tiezerini  O cálculo das forças G sobre os pilotos é realmente bem simples. Precisamos somente conhecer o raio das curvas e a velocidade dos carros. Vou citar como exemplo nesse artigo a corrida que ocorreu em 2001 da formula Indy, no Texas. Conforme Track Facts da Texas Motor Speedway, as curvas da pista têm um raio de 228,5 metros (750 pés). Durante a prova, os carros completam as voltas a cerca de 370 km/h (230 mph). Em 29 de abril de 2001, funcionários da CART (Champion Auto Racing Teams) cancelaram uma corrida no Texas Motor Speedway, porque os pilotos tiveram vertigens após apenas 10 voltas. A combinação de altas velocidades e curvas fechadas do Texas Motor Speedway gera forças de quase 5 G nas v

Deixe seu legado!

O papo é sobre “dar oportunidades”! Dê oportunidades aos amigos, indique o seus serviços caso ache que os seus , não estão surtindo efeitos! Eu não tenho problemas com isso, eu não só indico, como “cedo” minha clínica, minha sala e até minha cadeira... Dessa forma eu ganho mais conhecimento, agrego de maneira positiva a vida de um colega, e de quebra conquisto um aliado forte. De oportunidades, não crie barreiras, não dificulte laços por conta de suas vaidades, eu já quebrei a cara inúmeras vezes, ajudando pessoas que não mereciam um segundo da minha atenção, e no final eu ainda sai por errado, mas mesmo assim eu sempre dou oportunidades aos colegas para que , eles possam ter as mesmas experiências que um dia eu tive e tenho! Na foto comigo o Dr. Zari de Florianópolis, um colega que me seguia nas redes sociais e que quando estive montando a Aliens em Floripa, sempre disse ser admirador do nosso trabalho, hoje não só frequenta minha clínica, como em alguns casos importantes, eu