Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 2, 2012

Fisioterapia Home Care - Florianópolis

FISIOTERAPIA DOMICILIAR – FISIOTERAPIA EM CASA :
A fisioterapia é um segmento da área da saúde que dispões de técnicas e métodos direcionados em curar, prevenir e reabilitar. Não atua somente no processo patológico, mas também nas incapacidades e limitações e imposta ao doente. A fisioterapia domiciliar (fisioterapia em casa ou fisioterapia home care) é empregada a pacientes que não necessitam de internação iminente, é uma modalidade de atendimento programado e continuada a atividade ambulatorial. O seu diferencial é a readaptação do doente ao ambiente que vive. Prioriza a reabilitação para a independência funcional e o readapta para realizar as atividades do dia a dia. Além dos cuidados preventivos, a fisioterapia domiciliar exerce o cuidado paliativo promovendo melhoria na qualidade de vida, ocasionada por doenças que levam a interrupção na continuidade da vida e que muitas vezes restrito ao leito. Assim permite ao doente uma reabilitação, sem que necessite abdicar do ambiente fami…

3° Torção de Tornozelo- Artigo para corredores de rua

Torção de Tornozelo

O que é?  A torção ou entorse do tornozelo é uma lesão muito freqüente, na qual os ligamentos são alongados até se romperem. Ela pode ocorrer quando pisamos em falso num buraco ou degrau, fazendo com que o pé gire para dentro devido ao peso do corpo, comprometendo os ligamentos do lado de fora - em geral, os mais acometidos.

O que fazer? 
Muitas vezes, nem é necessário ser um atleta para sofrer uma lesão. No tornozelo, por exemplo, a torção pode acontecer com um simples pisar num buraco ou uma quebra no salto do sapato e colocar você no "banco de reservas" por vários dias. Veja o que fazer, então, para se recuperar logo desse problema.

Conhecendo os sintomas 
A parte de fora do tornozelo - abaixo e à frente da ponta do osso - apresenta dor e inchaço e, geralmente, fica roxa.

Passo a passo 
Em caso de torção, as atividades físicas devem ser suspensas e é preciso evitar apoiar o pé no chão. Você pode aplicar gelo por cerca de 30 minutos a cada hora, aumentando …

Treinamento Funcional

Não é novidade para ninguém a minha opinião sobre a não-utilização de máquinas de musculação no treinamento físico. Meu objetivo não é criar polêmica ou desmerecer otrabalho de outros profissionais, mas sim expressar meu ponto de vista acerca do que acredito e executo todos os dias. Não posso, ainda, deixar de mencionar que o treinamento físico funcional NÃO é novidade para ninguém. Esse formato de treino já existe há muitos anos e a grande diferença hoje, em relação há alguns anos, é a metodologia, a qual foi sendo adaptada de forma a buscar, em primeiro lugar, a saúde articular e, após, os outros objetivos como: i) emagrecimento; ii) hipertrofia; iii) alto rendimento; etc. É, portanto, nessa linha que trabalho. O objetivo deste artigo é mostrar de que forma organizamos os treinos, como eles se dão no nosso centro de treinamento e, por fim, de que modo eles progridem, fase a fase, tornando-se cada vez mais intensos e desafiadores. Dividimos os primeiros 06 meses de treinamento em 05…

2° - Lesão do TENDÃO DE AQUILE (Achilles tendinitis)

O tendão de Aquiles (tendão calcâneo) corre pela parte posterior da perna e conecta-se à panturrilha. Ele pode ficar inflamado devido ao uso excessivo e à falta de flexibilidade. Corredores jovens tendem a distender o tendão de Aquiles um pouco acima do calcanhar, mas à medida que o corredor fica mais velho, a tendinite costuma ocorrer mais para cima, onde o tendão se conecta à panturrilha. Um tendão de Aquiles inflamado fica sensível e rígido.



Causas - A corrida tende a retesar a panturrilha. Quando o músculo fica muito tenso, ele não permite a biomecânica natural da corrida e o tendão de Aquiles fica distendido e inflamado. Correr em ladeiras muito inclinadas ou aumentar seu volume de treinamento muito rapidamente pode resultar em inflamação no tendão. Se você continuar correndo apesar da dor, a inflamação pode transformar-se em ruptura parcial do tendão. Eventualmente, parte do tendão irá morrer, e o tendão remanescente enfraquecido, poderá romper-se facilmente.
Tratamento - Tome an…

Tênis o seu melhor amigo em uma corrida

Cuide de seus pés




Provavelmente você não lhes dá a devida importância, mas um par de pés sadios é o melhor amigo dos corredores. Afinal, seus pés batem no chão quase mil vezes por quilômetro. A cada passada, eles absorvem uma força várias vezes superior ao seu peso corporal. Eles aterrissam, rolam pra frente e decolam do chão. De novo, de novo e de novo. Afortunadamente os 26 ossos dos pés, 33 articulações e 112 ligamentos são perfeitamente desenhados para a corrida. Trate bem os seus pés, e eles lhe darão muitos quilômetros de exercícios sem dor e corridas repletas de alegria. É lógico, os pés podem sofrer lesões. O impacto no chão, a fricção contra os tênis de corrida mal-ajustados, os germes nos vestiários - estes e muitos outros problemas podem resultar em lesões ou doenças nos pés. Então você nunca deve se dar ao luxo de não lhes dar a devida importância. Para ajudá-lo a proteger seus pés, temos aqui os 14 problemas mais comuns nos pés, incluindo como tratar cada lesão, como se pre…