Pular para o conteúdo principal

P.R.P (Plasma rico em plaquetas)

Entenda o que é PRP (Plasma Rico em Plaquetas)

E-mailImprimir


A medicina e a ciência sempre andam juntas, no intuito de proporcionar a melhora da qualidade de vida da população. E quando isso pode ser feito com métodos autólogos (do próprio paciente, sem nenhuma substância sintética) isso é melhor ainda.
Conheça aqui o que é o tratamento com utilização de plasma rico em plaquetas, e como isso pode ajudar nas recuperação das lesões ortopédicas.

O Tratamento com Plasma Rico em Plaquetas é seguro?

Por mais de 20 anos a terapia com uso de plaquetas vem sendo utilizada no mundo por várias áreas da medicina incluindo: cirurgia cardíaca, ortopedia, medicina esportiva, neurocirurgia e área de cosmética, entre outras. Muitos dentistas também utilizam esta técnica em implantes de ortodontia.
Atualmente, o uso do PRP tem sido bem estudado pela literatura médica, e se mostrou seguro desde que utilizado por médico capacitado, com conhecimento na área, utilizando o material adequado.
Como qualquer outro tipo de infiltração que é feita no organismo, apresenta um risco mínimo de contaminação, que é evitado seguindo-se os princípios básicos de antissepsia.

Quando eu vou começar a sentir melhora após a aplicação do PRP?

Depende muito do tipo de lesão que você tenha, mas normalmente nos primeiros dias de aplicação a dor pode até piorar um pouco, pois está sendo gerada uma reação inflamantória no local para propiciar o processo de cura do tecido. Essa dor melhora com a utilização de analgésicos simples (paracetamol, por exemplo, ou dipirona), e vai diminuindo depois do segundo dia de aplicação.

Melhorando o Poder de Cicatrização do seu Organismo

O nosso organismo tem uma ótima capacidade de se curar naturalmente, mas vez por outra isso é dificultado pelas características da própria estrutura lesada.
Toda vez que ocorre uma lesão, uma série de processos químicos leva até o local lesado uma célula imprescindível para que ocorra a cura: a plaqueta. Sem ela, nenhuma estrutura cicatriza.
Em circunstâncias normais, durante a fase de cura dos tecidos, as plaquetas chegam até o local e se unem, liberando os chamados fatores de crescimento, que vão agir para promover a cura.
As plaquetas são muito importantes para que tenhamos a quantidade adequada destes fatores, diminuindo a dor e melhorando a característica do tecido de cicatrização a ser formado.

Como é realizada a coleta das plaquetas?

1. Retira-se uma pequena amostra de sangue (que varia de 10 a 30ml, em média) .
2. Coloca-se este sangue (que está em um tubo estéril) para centrifugação (de 5 a 10 minutos)
3. Após isso, retiram-se as plaquetas, que são injetadas no local da lesão - pode-se ou não utilizar um equipamento de ultrassom, para localizar melhor o local da aplicação
4. O procedimento é realizado com anestesia local, em ambulatório, não havendo necessidade de hospitalização.
OBS - Este processo usa somente o sangue do paciente, não havendo nenhum produto adicional.

Onde pode ser usado o PRP?

O tratamento com PRP pode ser utilizado em diversas lesões ortopédicos, entre elas:
1. Lesões musculares (diminuem o tempo de cicatrização e melhoram a dor após a primeira semana).
2. Rupturas parciais de tendões (promovem a melhora da cicatrização fazendo com que o paciente posse realizar a reabilitação com a dor melhor controlada).
3. Rupturas totais de tendão de aquiles (como auxiliar ao tratamento não cirúrgico) - em alguns casos pode evitar a realização de um procedimento cirúrgico.
4. Tendinites de cotovelo (tennis elbow) - neste caso elas são melhores do que a infiltração com corticóide, evitando a necessidade de cirurgia em alguns pacientes.
5. Tendinites do joelho (jumper’s knee) - melhora da dor e cicatrização em alguns casos onde existe uma pequena área de ruptura.
6. Cirurgias de prótese (joelho e quadril) – vários trabalhos de pesquisa já demonstraram a melhora da dor, mobilidade precoce e o menor sangramento
no pós-operatório quando se usa o PRP junto com o procedimento cirúrgico.
7. Cirurgias de coluna - menor sangramento pós-operatório e melhora da dor.
OBS - Algumas indicações ainda estão sendo estudadas na medicina, e se aguarda a melhor evidência científica para queo seu uso seja considerado um tratamento padrão.

Sempre que podemos evitar uma cirurgia quem se beneficia é o paciente

O tratamento com PRP já é utilizado há cerca de 4 anos, por meio de projetos de pesquisa, sendo o mais importante deles no tratamento da tendinite do tenista (tennis elbow).
Neste período de 4 anos, foi estudada a aplicação de PRP no cotovelo, quando o paciente não obtivesse melhora com outros tratamentos. Todos estes pacientes estudados apresentavam dor há pelo menos 6 meses, e muitos deles tinham indicação cirúrgica para a resolução da lesão.
Do total de 42 pacientes estudados, que necessitavam de cirurgia, somente 5 não
mostraram bons resultados, o que faz desta técnica uma boa alternativa antes da cirurgia.

Referências de literatura:

1. Peerbooms JC et al. Positive Effect of an Autologous Platelet
Concentrate in Lateral Epicondylitis in a Double-Blind
Randomized Controlled Trial: Platelet-Rich Plasma Versus
Corticosteroid Injection With a 1-Year Follow-up Am J Sports
Med 2010 38: 255
2. Lopez-Vidriero, E. et al. The Use of Platelet-Rich Plasma in
Arthroscopy and Sports Medicine: Optimizing the Healing
Environment. Arthroscopy 26(2), 2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO  É cada vez mais comum a presença de pacientes com queixas de dor e dormências nas mãos nos consultórios dos ortopedistas. Várias são as causas desses sintomas. Podem se originar por problemas de neurológicos, de coluna ou até vasculares. Mas a principal causa de dor e dormências nas mãos, principalmente à noite e em mulheres, é a Síndrome do Túnel do Carpo. O túnel do carpo é uma passagem anatômica, localizada na porção anterior do punho, formada profundamente por um arco de ossos e superficialmente por um forte ligamento, chamado de Ligamento Transverso do Carpo. Dentro deste túnel se localizam os tendões flexores para os dedos (total de nove) e o nervo mediano. Esse nervo é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, dedo médio e a metade externa do dedo anular. O nervo Mediano localiza-se logo abaixo do Ligamento Transverso do Carpo, e, por ser a estrutura mais delicada no interior desse túnel, pode causar sensação de dor e dormê

Força G nos pilotos de automobilismo

O piloto Nelsinho Piquet e o Fisioterapeuta Adriano Tiezerini em 2.009 logo após a saída do piloto da Formula 1, atualmente Nelsinho é piloto da Nascar nos EUA correndo em circuítos ovais onde a Força G é mais acentuada.  Força G nos pilotos de automobilismo Por: Adriano Tiezerini  O cálculo das forças G sobre os pilotos é realmente bem simples. Precisamos somente conhecer o raio das curvas e a velocidade dos carros. Vou citar como exemplo nesse artigo a corrida que ocorreu em 2001 da formula Indy, no Texas. Conforme Track Facts da Texas Motor Speedway, as curvas da pista têm um raio de 228,5 metros (750 pés). Durante a prova, os carros completam as voltas a cerca de 370 km/h (230 mph). Em 29 de abril de 2001, funcionários da CART (Champion Auto Racing Teams) cancelaram uma corrida no Texas Motor Speedway, porque os pilotos tiveram vertigens após apenas 10 voltas. A combinação de altas velocidades e curvas fechadas do Texas Motor Speedway gera forças de quase 5 G nas v

Deixe seu legado!

O papo é sobre “dar oportunidades”! Dê oportunidades aos amigos, indique o seus serviços caso ache que os seus , não estão surtindo efeitos! Eu não tenho problemas com isso, eu não só indico, como “cedo” minha clínica, minha sala e até minha cadeira... Dessa forma eu ganho mais conhecimento, agrego de maneira positiva a vida de um colega, e de quebra conquisto um aliado forte. De oportunidades, não crie barreiras, não dificulte laços por conta de suas vaidades, eu já quebrei a cara inúmeras vezes, ajudando pessoas que não mereciam um segundo da minha atenção, e no final eu ainda sai por errado, mas mesmo assim eu sempre dou oportunidades aos colegas para que , eles possam ter as mesmas experiências que um dia eu tive e tenho! Na foto comigo o Dr. Zari de Florianópolis, um colega que me seguia nas redes sociais e que quando estive montando a Aliens em Floripa, sempre disse ser admirador do nosso trabalho, hoje não só frequenta minha clínica, como em alguns casos importantes, eu