Atleta do UFC Maurício Shogun Rua, sendo submetido a um dos seus vários exames.
Por diversas vezes ouvimos médicos e preparadores físicos salientarem a importância na realização de uma avaliação física. Independentemente do nível do atleta, profissional ou amador, passar por um especialista é fundamental para evitar e prevenir futuras doenças.
Considerando a intensidade a qual estamos sujeitos na prática de exercícios físicos, analisar as condições de órgãos como coração e pulmão tornam-se prioridade. Por isso, realizar um check-up é vital para aqueles que desejam iniciar suas atividades de treinamentos de forma segura e tranquila.
Em entrevista ao Prólogo, Patrícia de Oliveira, médica especializada em cardiologia do esporte da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), falou sobre a importância na realização do exame.
O check-up consiste em uma avaliação cardiológica com foco principal no coração e no pulmão, sem deixar de lado o histórico do atleta – doenças na família ou sintomas primários. Existe uma subdivisão para efetuar a avaliação – pessoas abaixo dos 35 anos e acima dessa idade.
“O objetivo da avaliação em pessoas mais jovens é evitar o mal-súbito, geralmente uma doença congênita e hereditária, como uma arritmia; são sintomas primários que devem ser observados, apesar do risco ser mínimo”, lembra Patrícia.
“Já para aqueles que estão acima dessa média, o risco tende a ser maior. A probabilidade de sofrer de doenças como hipertensão, diabetes e insuficiência coronária aumenta. A incidência e possibilidade de existirem problemas é bem maior, principalmente um pré-infarto”, emendou.
Por ser uma avaliação cardiológica, o check-up muitas vezes é comparado com um simples teste ergométrico. “Não são a mesma coisa. O teste ergométrico é bem mais simples, apesar de ter um acompanhamento médico. É preciso ficar atento com esses detalhes”.
Valores
Um check-up completo (avaliação inicial, perguntas, eletrocardiograma, teste ergométrico, avaliação nutricional etc.), sendo realizados todos os procedimentos em um mesmo dia, fica em torno de R$ 2.000.
Caso você opte por fazer alguns desses exames, evoluindo de forma gradativa, partindo dos mais simples até os mais complexos, o preço fica mais em conta. Além disso, é importante ressaltar que nem sempre é necessário realizar todas as baterias de avaliação. Isso acontecerá em caso de exigência do seu médico, preparador físico ou cardiologista.
Os convênios não cobrem esse tipo de avaliação, pois veem como “desnecessário”, entretanto, caso o médico ou cardiologista faça o requerimento – um a um com justificativa –, é possível que algumas empresas deixem os entraves burocráticos de lado.
Comentários
Postar um comentário