Pular para o conteúdo principal

Futebol (O Jogo e as Lesões).

Bom dia,
Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela ausência de postagens no meu blog este ano, tenho tentando conciliar minha agenda (sobrecarregada), com outras atividades que faço mais está difícil, mas prometo que vou tentar escrever com mais frequência daqui p/ frente.

Em Março desse ano estive em viagem para Espanha, aonde fui acompanhar o time de base do Desportivo Paranaense no Torneio Internacional de futebol base (Menorca/Espanha) e também fui visitar o Centro de Treinamento do Barcelona a convite do lateral Adriano. Por essas razões vou escrever algo sobre a fisioterapia no futebol e também compartilhar com vocês algumas fotos.

O JOGO E AS LESÕES

Devido ao preparo físico mais eficiente e jogadas mais agressivas, no decorrer dos anos a evolução dos sistemas táticos de jogo e da marcação foram sendo modificados para dificultar os dribles e as jogadas de efeito, passando a diminuir-se os espaços do campo.
O futebol apresenta-se com exigências de trabalhos intensos anaeróbicos, associados a longos períodos de exercícios aeróbicos. Durante um jogo, um atleta percorre em torno de 10Km, divididos em corrida (40%), andar (25%), trote (15%), velocidade (10%) e corrida de costas (10%).
O futebol possui como característica a presença de movimentos bruscos a cada 6 segundos, facilitando a ocorrência de lesões, necessitando-se de um trabalho de recuperação intenso, principalmente relacionado á propriocepção.
A prevenção e o estudo das lesões ortopédicas no futebol estão baseados nos fatores intrínsecos (internos) como: idade, lesões prévias, instabilidade articular, preparação física e habilidade. Por outro lado, os fatores extrínsecos (externos) são: sobrecarga dos exercícios, números excessivos de jogos, qualidade dos campos, equipamentos (chuteiras, caneleiras) inadequados e violações á regras dos jogos (faltas excessivas, jogadas violentas).
A incidência de lesões varia de 10 a 35 a cada 1.000 horas de jogo. Segundo Cromwell et al., cada jogador sofre em torno de 1,78 lesão por ano, sendo 35% recidivas dessas lesões, e 35% ocorrem durante os treinamentos. Nilson e Rooas estudaram dois campeonatos noruegueses e concluíram que 56% das lesões ocorrem durante as partidas, e dois terços delas ocorrem nos membros inferiores.
Na literatura brasileira, Pedrinelli, em 1994, pesquisou 354 lesões traumáticas em 150 jogadores profissionais, concluindo que as lesões mais frequentes são as que ocorrem sem contato, predominando as contusões nos membros inferiores.
O futebol apresenta-se como um jogo de extremo contato físico, e cerca de 50% das lesões decorrem do trauma direto do jogador contra um adversários, salientando-se a importância dos árbitros no sentido de coibir a violência das jogadas.

 Beira do campo com o técnico Eduardo
 Atendimento imediato ao goleiro do Desportivo Paranaense
 Jogadores que tiveram essa experiencia sensacional de estar competindo um torneio na Espanha
 Fábio Arazans, Clebinho Fera, Neymar Jr.,Maia e eu... visista ao CT do Barcelona
 Com Adriano, lateral e amigo do Barça
 Centro Médico do clube (eleito pela FIFA o melhor do Mundo)
Para quem tiver mais interesse segue meu instagram para contatos @fisioterapiaesportiva

Um forte abraço a todos vocês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO  É cada vez mais comum a presença de pacientes com queixas de dor e dormências nas mãos nos consultórios dos ortopedistas. Várias são as causas desses sintomas. Podem se originar por problemas de neurológicos, de coluna ou até vasculares. Mas a principal causa de dor e dormências nas mãos, principalmente à noite e em mulheres, é a Síndrome do Túnel do Carpo. O túnel do carpo é uma passagem anatômica, localizada na porção anterior do punho, formada profundamente por um arco de ossos e superficialmente por um forte ligamento, chamado de Ligamento Transverso do Carpo. Dentro deste túnel se localizam os tendões flexores para os dedos (total de nove) e o nervo mediano. Esse nervo é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, dedo médio e a metade externa do dedo anular. O nervo Mediano localiza-se logo abaixo do Ligamento Transverso do Carpo, e, por ser a estrutura mais delicada no interior desse túnel, pode causar sensação de dor e dormê

Força G nos pilotos de automobilismo

O piloto Nelsinho Piquet e o Fisioterapeuta Adriano Tiezerini em 2.009 logo após a saída do piloto da Formula 1, atualmente Nelsinho é piloto da Nascar nos EUA correndo em circuítos ovais onde a Força G é mais acentuada.  Força G nos pilotos de automobilismo Por: Adriano Tiezerini  O cálculo das forças G sobre os pilotos é realmente bem simples. Precisamos somente conhecer o raio das curvas e a velocidade dos carros. Vou citar como exemplo nesse artigo a corrida que ocorreu em 2001 da formula Indy, no Texas. Conforme Track Facts da Texas Motor Speedway, as curvas da pista têm um raio de 228,5 metros (750 pés). Durante a prova, os carros completam as voltas a cerca de 370 km/h (230 mph). Em 29 de abril de 2001, funcionários da CART (Champion Auto Racing Teams) cancelaram uma corrida no Texas Motor Speedway, porque os pilotos tiveram vertigens após apenas 10 voltas. A combinação de altas velocidades e curvas fechadas do Texas Motor Speedway gera forças de quase 5 G nas v

Deixe seu legado!

O papo é sobre “dar oportunidades”! Dê oportunidades aos amigos, indique o seus serviços caso ache que os seus , não estão surtindo efeitos! Eu não tenho problemas com isso, eu não só indico, como “cedo” minha clínica, minha sala e até minha cadeira... Dessa forma eu ganho mais conhecimento, agrego de maneira positiva a vida de um colega, e de quebra conquisto um aliado forte. De oportunidades, não crie barreiras, não dificulte laços por conta de suas vaidades, eu já quebrei a cara inúmeras vezes, ajudando pessoas que não mereciam um segundo da minha atenção, e no final eu ainda sai por errado, mas mesmo assim eu sempre dou oportunidades aos colegas para que , eles possam ter as mesmas experiências que um dia eu tive e tenho! Na foto comigo o Dr. Zari de Florianópolis, um colega que me seguia nas redes sociais e que quando estive montando a Aliens em Floripa, sempre disse ser admirador do nosso trabalho, hoje não só frequenta minha clínica, como em alguns casos importantes, eu