Pular para o conteúdo principal

Termogênicos e Pré- treino

TERMOGÊNICOS e PRÉ-TREINO: VOCÊ SABE A DIFERENÇA ?

Todo mundo que frequenta academia já ouviu falar desses produtos. Mas vejo que muita gente tem dificuldade em entender o que tem nas mãos.

O que é um termogênico?
Boa parte das calorias que gastamos todos os dias para sobreviver são usadas para nos manter aquecidos, já que a nossa temperatura corporal é mais alta do que do meio ambiente que nos cerca. Um termogênico é uma substância que aumenta a geração de calor, e com isso contribui para que o nosso corpo gaste mais energia. Se você faz uma dieta controlada, está aí uma oportunidade para promover perda de gordura e peso.
Entre os mais importantes estão as metilxantinas, sendo o exemplo clássico a cafeína. 
Essas substâncias são estimulantes do sistema nervoso central, deixando a pessoa com mais energia e disposição para as atividades do dia a dia. Um bom termogênico vai aumentar o seu gasto energético ao longo do dia, devendo portanto ser tomado logo pela manhã, no máximo até o almoço.
A maioria dos termogênicos - quando utilizados na dosagem correta, são seguros para não lhe causar efeitos colaterais, prinicipalmente no que se refere ao sono.

O que é um pré-treino ?
Sabendo do desejo das pessoas em obter um corpo com mais massa muscular e menos gordura, a indústria não ficou atrás, e desenvolveu nos últimos anos uma classe de suplementos que vem se tornando febre nas academias: os produtos destinados ao consumo no momento anterior ao treino. Esses suplementos são focados para aquele pessoal que deseja mais força e rendimento durante os treinos.
Eles chegaram com a promessa de lhe dar mais força e te deixar mais ligado na hora que você mais precisa. Geralmente eles são compostos por diversas substâncias termogênicas, associadas a outras para aumentar a força, o tempo de recuperação muscular, a vascularização... substâncias como arginina, cafeína, beta-alanina, ornitina, taurina, creatina, dimethylamylamina, ácido nicotínico, extrato de guaraná, sinefrina e muitas outras.
Cada fabricante associa o que quer e quanto quer em suas formulações, tudo com a intenção de promover uma energia extra a quem usa. Via de regra a concentração de substâncias com efeitos estimulantes é bem elevada, desconsiderando que os consumidores podem ser muito diferentes uns dos outros. E para piorar a coisa, como nosso organismo tem a capacidade de se adaptar ao efeito dos estimulantes, é muito comum no consultório eu ouvir de pacientes que estão acostumados a utilizar três, quatro, cinco vezes a dosagem recomendada no rótulo pelo fabricante.
Para algumas pessoas essa verdadeira “bomba estimulante” passa desapercebida de efeitos colaterais e cumpre suas promessas. Para outras eles podem causar dor de cabeça, agitação, tremores, sudorese intensa, dificuldade para dormir e uma série de distúrbios psíquicos. Tudo isso depende das substâncias usadas e das suas dosagens, mas também depende muito da predisposição individual de cada pessoa.

Portanto, os pré-treinos que eu conheço contém termogênicos em suas fórmulas. Mas nem todos os termogênicos precisam ser usados como pré-treino, nem tão pouco nas dosagens e combinações que se vê por ae.

Por isso, conheça seu organismo, saiba qual o melhor horário para consumir e qual pré-treino é seguro para não lhe causar efeitos colaterais. Se isso acontecer, troque o horário de administração, a dosagem ou a substância em si, mas NÃO tente compensar o efeito desses produtos com outros medicamentos. Isso pode virar uma bola de neve. Excesso de estimulantes pode causar não só dependência, mas também vários outros efeitos colaterais.

Compreende porque o acompanhamento médico pode ser decisivo ?? Consulte seu médico para informações personalizadas. E não aceite tomar nada indicado por gente despreparada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO  É cada vez mais comum a presença de pacientes com queixas de dor e dormências nas mãos nos consultórios dos ortopedistas. Várias são as causas desses sintomas. Podem se originar por problemas de neurológicos, de coluna ou até vasculares. Mas a principal causa de dor e dormências nas mãos, principalmente à noite e em mulheres, é a Síndrome do Túnel do Carpo. O túnel do carpo é uma passagem anatômica, localizada na porção anterior do punho, formada profundamente por um arco de ossos e superficialmente por um forte ligamento, chamado de Ligamento Transverso do Carpo. Dentro deste túnel se localizam os tendões flexores para os dedos (total de nove) e o nervo mediano. Esse nervo é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, dedo médio e a metade externa do dedo anular. O nervo Mediano localiza-se logo abaixo do Ligamento Transverso do Carpo, e, por ser a estrutura mais delicada no interior desse túnel, pode causar sensação de dor e dormê

Força G nos pilotos de automobilismo

O piloto Nelsinho Piquet e o Fisioterapeuta Adriano Tiezerini em 2.009 logo após a saída do piloto da Formula 1, atualmente Nelsinho é piloto da Nascar nos EUA correndo em circuítos ovais onde a Força G é mais acentuada.  Força G nos pilotos de automobilismo Por: Adriano Tiezerini  O cálculo das forças G sobre os pilotos é realmente bem simples. Precisamos somente conhecer o raio das curvas e a velocidade dos carros. Vou citar como exemplo nesse artigo a corrida que ocorreu em 2001 da formula Indy, no Texas. Conforme Track Facts da Texas Motor Speedway, as curvas da pista têm um raio de 228,5 metros (750 pés). Durante a prova, os carros completam as voltas a cerca de 370 km/h (230 mph). Em 29 de abril de 2001, funcionários da CART (Champion Auto Racing Teams) cancelaram uma corrida no Texas Motor Speedway, porque os pilotos tiveram vertigens após apenas 10 voltas. A combinação de altas velocidades e curvas fechadas do Texas Motor Speedway gera forças de quase 5 G nas v

Ruptura do tendão patelar

A maioria dos músculos esta ligada as extremidades ósseas por meio de um tendão, que pode medir de alguns milímetros a muitos centímetros. Os tendões não resistem muito bem a pressão e acham-se frequentemente separados ou protegidos dos ossos abaixo por meio de cavidades de paredes delgadas, contendo líquido sinovial. Alguns dos tendões maiores contém um osso em seu interior, no ponto em que cruzam uma articulação e tem de suportar esforços consideráveis. Tais ossos são conhecidos como sesamoides, como, por exemplo, a patela e os sesamoides debaixo das cabeças dos primeiros metatarsianos, sendo providos de cartilagem articular em sua superfície profunda. O músculo quadríceps da coxa consiste em quatro músculos: reto femoral, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio. A ação principal destes músculos é estender a perna na articulação do joelho. Eles unem-se para formar o tendão quadríceps, que se insere na patela. A patela é ancorada da coxa consiste em quatro músculos: