Ambos acima do peso, o casal Amorim decidiu mudar a rotina: dieta e malhação com acompanhamento profissional. Após uma semana, o marido havia perdido quatro quilos, enquanto a mulher, apenas um.
Injustiça?
Não.
A diferença é cientificamente explicada. Por terem mais massa magra e mais músculos do que as mulheres, os homens perdem peso com mais facilidade. A massa muscular é responsável por transformar os nutrientes em energia, o que garante a queima calórica. Conforme explica o chefe de serviço endocrinologia do Hospital Federal da Lagoa, da rede do Ministério da Saúde, Silvio Voscaboinik. ”Então o que acontece é isso, você tem maior massa magra sendo homem e aí a mulher têm maior teor de gordura até pelos hormônios, pela complexão física dela. E a gente consegue perder peso até os 30 e 40 anos mais fácil do que a mulher”.
O chefe de endocrinologia Silvio Voscaboinik afirma ainda que o metabolismo do homem atua com maior velocidade, o que ajuda na redução calórica. ”Porque a mulher tem mais teor de gordura ela perde menos. Quer dizer, se a gente pegar uma dieta ideal para os dois, os dois mais ou menos acima do peso equivalente e você começa a fazer a mesma dieta, a mesma atividade física, o homem vai perder mais rápido”.
Para o médico, o exercício físico, a alimentação controlada e a musculação, são as principais medidas para se prevenir da gordura não desejada.
Comentários
Postar um comentário