Pular para o conteúdo principal

Idosos VS. Quedas

Você sabia que ...



A Organização Mundial da Saúde, citada na Revista Brasileira de Reumatologia, (Imamura; Imamura & Hirose-Pastor (1999), estima que, já nos primeiros anos do novo milênio, o Brasil terá a sexta maior população idosa do mundo. Este fenômeno de envelhecimento da sociedade é conseqüência de uma maior expectativa de vida e uma queda gradual da taxa de natalidade.
Cerca de 5,3% de adultos com 65 a 75 anos de idade precisam de auxilio para AVD’s (atividades de vida diária), e pouco menos de 6% precisam de assistência em atividades instrumentais diárias. Aos 85 anos estes números sobem para 35 e 40% respectivamente, e a dependência funcional aumenta em muito a necessidade da assistência médica.
Embora representem apenas 12% da população, os idosos respondem por 33% de todas as hospitalizações, 44% de todos os dias de internações e a maioria das consultas médicas. Aproximamente 36% da verba para a saúde são gastas com pacientes idosos, e a maior parte destas despesas é feita no último ano de vida. Revista Brasileira de Reumatologia, (Imamura; Imamura & Hirose-Pastor (1999)



Cerca de 30% a 60% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano e cerca da metade cai de forma recorrente, variando de acordo com a precisão do monitoramento realizado pelo estudo (Rev. Saúde Pública 2003;pág 37.)
No Brasil cerca de 29% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano e 13% caem de forma recorrente, sendo que somente 52% dos idosos não relataram nenhum evento de queda durante um seguimento de dois anos (Rev. Saúde Pública 2003;pág 37)
A incidência de quedas em idosos residentes na comunidade varia de 0,2 a 1,6 quedas/por pessoa/por ano, com uma média de aproximadamente 0,7 quedas por ano. Em idosos hospitalizados a média é de 1,4 quedas/por leito/por ano, variando de 0,5 a 2,7 quedas e em idosos institucionalizados a prevalência é consideravelmente maior chegando até 75%, com uma incidência de 0,2 a 3,6 quedas/por leito/por ano devido a maior vulnerabilidade desta população e a maior acurácia nas notificações dos eventos . (Rev. Saúde Pública 2003;pág 37).


Os acidentes são a quinta causa de morte entre os idosos e as quedas são responsáveis por dois terços destas mortes acidentais. Aproximadamente 75% das mortes decorrentes de quedas nos Estados Unidos ocorrem em 14% da população acima de 65 anos de idade, e o índice de mortalidade aumenta dramaticamente após os 70 anos, principalmente em homens. (Rev. Saúde Pública 2003;pág 37.)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO  É cada vez mais comum a presença de pacientes com queixas de dor e dormências nas mãos nos consultórios dos ortopedistas. Várias são as causas desses sintomas. Podem se originar por problemas de neurológicos, de coluna ou até vasculares. Mas a principal causa de dor e dormências nas mãos, principalmente à noite e em mulheres, é a Síndrome do Túnel do Carpo. O túnel do carpo é uma passagem anatômica, localizada na porção anterior do punho, formada profundamente por um arco de ossos e superficialmente por um forte ligamento, chamado de Ligamento Transverso do Carpo. Dentro deste túnel se localizam os tendões flexores para os dedos (total de nove) e o nervo mediano. Esse nervo é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, dedo médio e a metade externa do dedo anular. O nervo Mediano localiza-se logo abaixo do Ligamento Transverso do Carpo, e, por ser a estrutura mais delicada no interior desse túnel, pode causar sensação de dor e d...

Ruptura do tendão patelar

A maioria dos músculos esta ligada as extremidades ósseas por meio de um tendão, que pode medir de alguns milímetros a muitos centímetros. Os tendões não resistem muito bem a pressão e acham-se frequentemente separados ou protegidos dos ossos abaixo por meio de cavidades de paredes delgadas, contendo líquido sinovial. Alguns dos tendões maiores contém um osso em seu interior, no ponto em que cruzam uma articulação e tem de suportar esforços consideráveis. Tais ossos são conhecidos como sesamoides, como, por exemplo, a patela e os sesamoides debaixo das cabeças dos primeiros metatarsianos, sendo providos de cartilagem articular em sua superfície profunda. O músculo quadríceps da coxa consiste em quatro músculos: reto femoral, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio. A ação principal destes músculos é estender a perna na articulação do joelho. Eles unem-se para formar o tendão quadríceps, que se insere na patela. A patela é ancorada da coxa consiste em quatro músculos:...

Bandagem funcional ou kinesio taping já é moda dos atletas no Brasil.

Os atletas procuram sempre inovações para melhorar o desempenho, a saúde e o bem estar durante os treinos e provas. Um exemplo disso é o sucesso da bandagem terapêutica adesiva, mais conhecida como kinésio taping, que auxilia a reabilitação física, agindo nas áreas neurológica, ortopédica e muscular dos praticantes de esportes. Bandagem funcional criada no Japão faz sucesso entre atletas (Foto: Reprodução) Desenvolvido na década de 70, no Japão, pelo médico quiropata Kenzo Kase, o método visa aliviar a dor, reduzir edemas, pelo fato de melhorar a circulação linfática, gerar maior estabilidade articular e melhorar a contração muscular. O esparadrapo terapêutico tem 130 a 140% de elasticidade, tecido feito com 100% de algodão, é ativado pelo calor e à prova d´água, não contém látex, permite que a pele respire sem obstrução, possibilita o movimento do corpo normalmente e dura de três a cinco dias na pele após aplicado. O QUE É? Segundo o Dr. David Homsi, a  Kinesio Taping...