Pular para o conteúdo principal

Carinho, respeito e atenção com nossos idosos !!!


Mais carinho com nossos idosos, eles são vocês amanhã! 


Nascemos, crescemos, reproduzimos e morremos. Esse é o processo da vida. Todos passam por essa façanha, sem distinção de cor, raça, sexo ou classe social. Todas as crianças serão adultas, todos os adultos serão idosos. Falar de nossos idosos, nossos avós, que são aquelas pessoas a quem uns tratam com carinho, outros agridem, tratam mal e faltam com respeito, como se eles nunca tivesse sido jovens um dia.

Essas pessoas sofrem muitos preconceitos, sejam eles no trânsito, no dia a dia, nos lugares, nos bancos, nas ruas, nas praças ou mesmo dentro de suas próprias casas. Hoje em dia as pessoas não respeitam mais as pessoas idosas, as tratam como se elas não tivessem mais serventia. Muitos os mantêm dentro de suas casas para poderem se aproveitar de suas aposentadorias ou outros benefícios que eles tenham.  No entanto, não devemos generalizar, pois tem pessoas que amam seus pais velhinhos e seus avós e os tratam com carinho e com respeito. Muitos têm os idosos como seu exemplo de vida, pois é assim que deveria ser, porque os idosos têm muito a nos ensinar pela sua própria experiência de vida e pela sua trajetória. Se cada um de nós pudéssemos nos espelhar na vida de quem já viveu mais do que nós, assim, poderíamos ser pessoas melhores e saberíamos como aproveitar melhor nossos anos de vida e valorizamos mais as pequenas coisas.

O idoso tem direito de amar e ser amado. Tem o direito e o dever de ser respeitado, tem o direito de serem atendidos nas redes públicas de saúde, sejam em hospitais ou postos, prioridades em filas de banco, tem direito de ir e vir, tem o direito de participar da família, das decisões que são tomadas em família e em grupos, devem se vacinar, devem realizar exames de rotina periodicamente e tantos outros direitos que são dados pelo estatuto do idoso.

O processo de envelhecimento ocorre com o passar dos anos, isso acontece porque o corpo cede aos esforços e ao tempo e vai perdendo elasticidade, motricidade e mobilidade, assim envelhecemos. A média de vida é estabelecida entre 80 e 85 anos, tanto para homens quanto para mulheres, no entanto, nos dias atuais temos os avanços científicos em prol dos nossos benefícios. A ciência vive em eterna busca para ajudar nossa população em relação ao retardo do processo de envelhecer e a viverem mais e com saúde.

No entanto, existem pilares considerados importantes para retardar o processo de envelhecimento, onde são apontados como práticas de atividades físicas, alimentar-se bem, usar alimentos saudáveis, evitar o consumo de álcool e não fumar, manter a cabeça sempre ativa para evitar o atrofiamento dos neurônios. Há uma diversidade de coisas que podem ser realizadas para evitar que o cérebro atrofie e assim evitar a tão conhecida caduquice.

Há jogos de caça palavras que estimula os neurônios a ficarem ativos, assistir televisão para acompanhar a realidade vivenciada pelo mundo inteiro, realizar atividades em grupos para que o processo de socialização seja mantido, ir à igreja, passear, brincar com filhos e netos para estimular o neurotransmissor conhecido como a serotonina que é responsável pela sensação da alegria e bem estar, e assim evitar a depressão e o isolamento. Há uma diversidade de outras coisas que devem ser realizadas para manter-se ativo e não envelhecer o corpo junto com a mente e a idade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO  É cada vez mais comum a presença de pacientes com queixas de dor e dormências nas mãos nos consultórios dos ortopedistas. Várias são as causas desses sintomas. Podem se originar por problemas de neurológicos, de coluna ou até vasculares. Mas a principal causa de dor e dormências nas mãos, principalmente à noite e em mulheres, é a Síndrome do Túnel do Carpo. O túnel do carpo é uma passagem anatômica, localizada na porção anterior do punho, formada profundamente por um arco de ossos e superficialmente por um forte ligamento, chamado de Ligamento Transverso do Carpo. Dentro deste túnel se localizam os tendões flexores para os dedos (total de nove) e o nervo mediano. Esse nervo é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, dedo médio e a metade externa do dedo anular. O nervo Mediano localiza-se logo abaixo do Ligamento Transverso do Carpo, e, por ser a estrutura mais delicada no interior desse túnel, pode causar sensação de dor e dormê

Força G nos pilotos de automobilismo

O piloto Nelsinho Piquet e o Fisioterapeuta Adriano Tiezerini em 2.009 logo após a saída do piloto da Formula 1, atualmente Nelsinho é piloto da Nascar nos EUA correndo em circuítos ovais onde a Força G é mais acentuada.  Força G nos pilotos de automobilismo Por: Adriano Tiezerini  O cálculo das forças G sobre os pilotos é realmente bem simples. Precisamos somente conhecer o raio das curvas e a velocidade dos carros. Vou citar como exemplo nesse artigo a corrida que ocorreu em 2001 da formula Indy, no Texas. Conforme Track Facts da Texas Motor Speedway, as curvas da pista têm um raio de 228,5 metros (750 pés). Durante a prova, os carros completam as voltas a cerca de 370 km/h (230 mph). Em 29 de abril de 2001, funcionários da CART (Champion Auto Racing Teams) cancelaram uma corrida no Texas Motor Speedway, porque os pilotos tiveram vertigens após apenas 10 voltas. A combinação de altas velocidades e curvas fechadas do Texas Motor Speedway gera forças de quase 5 G nas v

Ruptura do tendão patelar

A maioria dos músculos esta ligada as extremidades ósseas por meio de um tendão, que pode medir de alguns milímetros a muitos centímetros. Os tendões não resistem muito bem a pressão e acham-se frequentemente separados ou protegidos dos ossos abaixo por meio de cavidades de paredes delgadas, contendo líquido sinovial. Alguns dos tendões maiores contém um osso em seu interior, no ponto em que cruzam uma articulação e tem de suportar esforços consideráveis. Tais ossos são conhecidos como sesamoides, como, por exemplo, a patela e os sesamoides debaixo das cabeças dos primeiros metatarsianos, sendo providos de cartilagem articular em sua superfície profunda. O músculo quadríceps da coxa consiste em quatro músculos: reto femoral, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio. A ação principal destes músculos é estender a perna na articulação do joelho. Eles unem-se para formar o tendão quadríceps, que se insere na patela. A patela é ancorada da coxa consiste em quatro músculos: