Pular para o conteúdo principal

Rafael Nadal na Bubble


Rafael Nadal e a Bubble Pure Air

Bem, como eu percebi que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a Bolha de Ar puro que Rafa usa há alguns anos e a distinção dela para a câmara hiperbárica, muito comentada atualmente, trouxe um artigo esclarecedor para vocês. Espero que ajude-nos a compreender os mecanismos utilizados para uma boa recuperação física.

Rafa Nadal entra na 'bolha de ar "para se recuperar fisicamente
Rafa Nadal também conheceu as virtudes de ar fresco. O tenista espanhol publicou uma foto no perfil do Facebook onde é visto recebendo uma massagem dentro da bolha.
O número dois do mundo voltou de Nova York para Cordoba com pouco descanso para enfrentar a semifinal da Copa Davis contra a França. Rafa foi fundamental nas eliminatórias ganhando dois pontos, diante de Gasquet e Tsonga, e conseguiu o passe para a final.
Apesar do castigo a que se submeteu, junto com Novak Djokovic na final do Aberto dos EUA, parece que assumiu melhor as consequências físicas do que o sérvio, que pode perder o Masters 1000 de Xangai e quase certamente o ATP 500 em Pequim por conta de uma lesão nas costas. 'Nole' foi forçado a jogar em sua semifinal para ajudar no resgate da Sérvia contra a Argentina e pagou o fardo com uma recaída.
O espanhol mostrou grande forma no saibro em Córdoba, apesar de não ter jogado uma partida oficial nesta superfície desde da final em Roland Garros.
"Eu quero agradecer a Bubble Pure Air por permitir que eu me recupere durante esses dias na bolha de ar puro, me ajudou muito ", publicou o jogador em seu Facebook. O engenho é de fabricação espanhola e permite respirar o ar 99,995% puro, livre da poluição de partículas, livre de agentes virais, bacteriológicos e alérgenos.
Além de Nadal, seus companheiros Feliciano Lopez, Fernando Verdasco, David Ferrer e Marcel Granollers usaram a bolha de ar. Fora do tênis, outros esportistas espanhóis, como Laia Sanz, já aproveitaram os benefícios.
Bolha X câmara hiperbárica
Rafa e os acima mencionados não são os únicos atletas que entraram em um compartimento para melhorar seu desempenho físico ou para se recuperar fisicamente após a fadiga.
O jogador Raúl González permitiu que o público conhecesse a câmara hiperbárica, um compartimento que funciona durante o sono e pode aumentar a passagem de oxigênio na corrente sanguínea, melhorando o desempenho físico.
Depois de Raul, soubemos que outros atletas usam, como Wayne Rooney, Valentino Rossi e o próprio Novak Djokovic, para citar alguns. É chamado de oxigenoterapia hiperbárica e o fim é o mesmo, mas muda a forma dos dispositivos.
O caso do Sérvia surpreendeu alguns dias antes do Aberto dos EUA pela câmara ter a forma de "ovo" na sua câmera, divulgada pelo The Wall Street Journal.
'Nole' a usa para se recuperar depois dos jogos, ainda que sua utilidade para recuperação muscular ser quase desprezível, mas permite aumentar o número de glóbulos vermelhos no sangue e regenerar o ácido lático.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO  É cada vez mais comum a presença de pacientes com queixas de dor e dormências nas mãos nos consultórios dos ortopedistas. Várias são as causas desses sintomas. Podem se originar por problemas de neurológicos, de coluna ou até vasculares. Mas a principal causa de dor e dormências nas mãos, principalmente à noite e em mulheres, é a Síndrome do Túnel do Carpo. O túnel do carpo é uma passagem anatômica, localizada na porção anterior do punho, formada profundamente por um arco de ossos e superficialmente por um forte ligamento, chamado de Ligamento Transverso do Carpo. Dentro deste túnel se localizam os tendões flexores para os dedos (total de nove) e o nervo mediano. Esse nervo é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, dedo médio e a metade externa do dedo anular. O nervo Mediano localiza-se logo abaixo do Ligamento Transverso do Carpo, e, por ser a estrutura mais delicada no interior desse túnel, pode causar sensação de dor e dormê

Força G nos pilotos de automobilismo

O piloto Nelsinho Piquet e o Fisioterapeuta Adriano Tiezerini em 2.009 logo após a saída do piloto da Formula 1, atualmente Nelsinho é piloto da Nascar nos EUA correndo em circuítos ovais onde a Força G é mais acentuada.  Força G nos pilotos de automobilismo Por: Adriano Tiezerini  O cálculo das forças G sobre os pilotos é realmente bem simples. Precisamos somente conhecer o raio das curvas e a velocidade dos carros. Vou citar como exemplo nesse artigo a corrida que ocorreu em 2001 da formula Indy, no Texas. Conforme Track Facts da Texas Motor Speedway, as curvas da pista têm um raio de 228,5 metros (750 pés). Durante a prova, os carros completam as voltas a cerca de 370 km/h (230 mph). Em 29 de abril de 2001, funcionários da CART (Champion Auto Racing Teams) cancelaram uma corrida no Texas Motor Speedway, porque os pilotos tiveram vertigens após apenas 10 voltas. A combinação de altas velocidades e curvas fechadas do Texas Motor Speedway gera forças de quase 5 G nas v

Ruptura do tendão patelar

A maioria dos músculos esta ligada as extremidades ósseas por meio de um tendão, que pode medir de alguns milímetros a muitos centímetros. Os tendões não resistem muito bem a pressão e acham-se frequentemente separados ou protegidos dos ossos abaixo por meio de cavidades de paredes delgadas, contendo líquido sinovial. Alguns dos tendões maiores contém um osso em seu interior, no ponto em que cruzam uma articulação e tem de suportar esforços consideráveis. Tais ossos são conhecidos como sesamoides, como, por exemplo, a patela e os sesamoides debaixo das cabeças dos primeiros metatarsianos, sendo providos de cartilagem articular em sua superfície profunda. O músculo quadríceps da coxa consiste em quatro músculos: reto femoral, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio. A ação principal destes músculos é estender a perna na articulação do joelho. Eles unem-se para formar o tendão quadríceps, que se insere na patela. A patela é ancorada da coxa consiste em quatro músculos: