Pular para o conteúdo principal

Entorse do Tornozelo


Entorse do Tornozelo

A entorse do tornozelo é uma lesão muito comum. Aproximadamente 25.000* pessoas sofrem entorse de tornozelo a cada dia. A entorse de tornozelo  pode acontecer em os atletas, não atletas, crianças e adultos. Isso pode acontecer ao pisar num buraco na calçada ou numa superfície irregular, as lesões durante o esporte também são muito comuns principalmente no futebol.

O que é um a entorse de tornozelo?
A entorse de tornozelo é um estiramento dos ligamentos ao redor da articulação do tornozelo.

Quais ligamentos são mais afetados na entorse de tornozelo?
As lesões são mais comuns na região lateral  e o ligamento mais afetado é o talo-fibular anterior e depois o calcâneo fibular.

Torcer o tornozelo é pior que quebrar?
Isso é um mito, a maioria das entorses é leve e os ligamentos estiram porém não rompem. Entorses graves e fraturas desviadas podem requerem tratamento cirúrgico e nesse aspecto são lesões mais importantes.

O que provoca a entorse do tornozelo?
A entorse ocorre quando o pé vira abruptamente e o peso do corpo permanece sobre o tornozelo ou o pé fica preso no chão e o corpo gira ao redor do tornozelo.

Quais os sinais clínicos da entorse de tornozelo?
Dor, edema e equimose ao redor do tornozelo.

Quanto tempo depois da entorse surge o inchaço?
Depende, se surgir nas primeiras 2 horas provavelmente é sangue e a lesão é mais grave. quando surge 12/24 horas depois é uma sinovite.

Todas as entorses de tornozelo são iguais?
Não, classificamos as entorses de tornozelo de acordo com a gravidade.

Entorse de grau 1:
Ligeiro alongamento e alguns danos às fibras do ligamento.

Entorse de grau 2:
Ruptura parcial do ligamento. A articulação do tornozelo pode se tornar parcialmente instável.

Entorse de grau 3:
Ruptura Completa do ligamento, ocorre instabilidade grosseira.

Como é feito do tratamento da entorse de tornozelo?
O tratamento vai variar de acordo com o grau de lesão dos ligamento e as estruturas associadas.
As lesões menores são tratadas com  gelo, as lesões maiores se beneficiam de mobilização e um par de muletas sem carga. Casos mais graves e com lesões associadas podem necessitar de tratamento cirúrgico. 

Em quanto tempo um paciente com entorse fica bom?
Não exite uma receita de bolo ou seja uma resposta simples para essa pergunta. nas entorses leves em geral após 15 dias o paciente está bem, nos demais casos a tempo aumenta de acordo com a gravidade da lesão. Em algumas situações o paciente tem lesões associadas com fraturas ocultas, edema e contusão intra óssea, lesões condrais etc. nesses casos a tratamento inadequado pode levar o paciente a dores crônicas e instabilidade.

Como é feito o diagnóstico da entorse de tornozelo?
Exame clínico, radiografia simples e o ortopedista pode pedir um exame de RM (ressonância magnética) se ele suspeitar de uma lesão  mais grave nos ligamentos, cartilagem ou ossos. A ressonância magnética ajuda muito no diagnóstico das lesões associadas.

O entorse de tornozelo necessita de tratamento com fisioterapia?
Sim, a reabilitação é usado para ajudar a diminuir a dor e o inchaço e restabelecer a função. casos mais leves são tratados sem fisioterapia, porém caso o paciente tenha dificuldade de retorno as funções normais a fisioterapia é fundamental.

Como é a recuperação da entorse de tornozelo?
Fase 1 inclui descansar, proteger o tornozelo e reduzir o inchaço (uma semana).
Fase 2 inclui restauração da força de movimento e flexibilidade (uma semana ou duas semanas).
Fase 3 inclui retorno gradual às atividades que não exigem giro ou de torção do tornozelo e fazer exercícios de propriocepção (3 -12 semanas)..

Tratamento Cirúrgico
Tratamento cirúrgico para entorses de tornozelo é raro. A cirurgia é reservada para lesões que não respondem ao tratamento não cirúrgico, e para a instabilidade persistente após reabilitação e tratamento não-cirúrgico.

Quais as complicações da entorse de tornozelo?
Possíveis complicações de entorses de tornozelo e tratamento incluem propriocepção anormal. Pode haver desequilíbrio e fraqueza muscular que favorecem a novas lesões e também: Dor, Instabilidade,  Edema crônico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO  É cada vez mais comum a presença de pacientes com queixas de dor e dormências nas mãos nos consultórios dos ortopedistas. Várias são as causas desses sintomas. Podem se originar por problemas de neurológicos, de coluna ou até vasculares. Mas a principal causa de dor e dormências nas mãos, principalmente à noite e em mulheres, é a Síndrome do Túnel do Carpo. O túnel do carpo é uma passagem anatômica, localizada na porção anterior do punho, formada profundamente por um arco de ossos e superficialmente por um forte ligamento, chamado de Ligamento Transverso do Carpo. Dentro deste túnel se localizam os tendões flexores para os dedos (total de nove) e o nervo mediano. Esse nervo é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, dedo médio e a metade externa do dedo anular. O nervo Mediano localiza-se logo abaixo do Ligamento Transverso do Carpo, e, por ser a estrutura mais delicada no interior desse túnel, pode causar sensação de dor e dormê

Força G nos pilotos de automobilismo

O piloto Nelsinho Piquet e o Fisioterapeuta Adriano Tiezerini em 2.009 logo após a saída do piloto da Formula 1, atualmente Nelsinho é piloto da Nascar nos EUA correndo em circuítos ovais onde a Força G é mais acentuada.  Força G nos pilotos de automobilismo Por: Adriano Tiezerini  O cálculo das forças G sobre os pilotos é realmente bem simples. Precisamos somente conhecer o raio das curvas e a velocidade dos carros. Vou citar como exemplo nesse artigo a corrida que ocorreu em 2001 da formula Indy, no Texas. Conforme Track Facts da Texas Motor Speedway, as curvas da pista têm um raio de 228,5 metros (750 pés). Durante a prova, os carros completam as voltas a cerca de 370 km/h (230 mph). Em 29 de abril de 2001, funcionários da CART (Champion Auto Racing Teams) cancelaram uma corrida no Texas Motor Speedway, porque os pilotos tiveram vertigens após apenas 10 voltas. A combinação de altas velocidades e curvas fechadas do Texas Motor Speedway gera forças de quase 5 G nas v

Deixe seu legado!

O papo é sobre “dar oportunidades”! Dê oportunidades aos amigos, indique o seus serviços caso ache que os seus , não estão surtindo efeitos! Eu não tenho problemas com isso, eu não só indico, como “cedo” minha clínica, minha sala e até minha cadeira... Dessa forma eu ganho mais conhecimento, agrego de maneira positiva a vida de um colega, e de quebra conquisto um aliado forte. De oportunidades, não crie barreiras, não dificulte laços por conta de suas vaidades, eu já quebrei a cara inúmeras vezes, ajudando pessoas que não mereciam um segundo da minha atenção, e no final eu ainda sai por errado, mas mesmo assim eu sempre dou oportunidades aos colegas para que , eles possam ter as mesmas experiências que um dia eu tive e tenho! Na foto comigo o Dr. Zari de Florianópolis, um colega que me seguia nas redes sociais e que quando estive montando a Aliens em Floripa, sempre disse ser admirador do nosso trabalho, hoje não só frequenta minha clínica, como em alguns casos importantes, eu