Pular para o conteúdo principal

Cloro de piscina afeta pulmões de nadadores.



Mudanças são semelhantes a asma
Nadadores de competição que treinam em piscinas cobertas com cloro têm alterações em seus pulmões semelhantes às das pessoas com asma branda, segundo um novo estudo.
Pesquisadores da França e do Canadá compararam tecidos pulmonares e testes respiratórios de vinte e três nadadores canadenses de elite, cuja idade média era de 21 anos, a 10 pessoas com asma branda e 10 saudáveis e não alérgicas da mesma idade.
A equipe, liderada por Valerie Bougault, da Universidade de Saúde e Direito Lille 2, na França, descobriu que amostras de tecidos dos pulmões dos nadadores tinham seis vezes mais células imunes associadas com asma e alergias que o tecido dos pesquisados saudáveis – uma quantidade semelhante à encontrada naqueles com asma branda. Nadadores e asmáticos também mostraram evidência de tecido cicatrizado nos pulmões, o que não aconteceu com pessoas saudáveis.
“Esta estudo é o primeiro a mostrar evidência direta de danos às vias respiratórias causados pelo nado em piscinas com cloro,” disse Alfred Bernard, toxicologista na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, segundo o Chicago Tribune.
Ainda não sabe com clareza o que significam estas mudanças. “Não há evidência corrente que sugira que as mudanças levarão à asma em algum momento,” afirmou Sally Wenzel, pneumologista da Universidade de Pittsburgh.
Pesquisas anteriores ligaram a exposição a substâncias químicas em piscinas, através da água e do ar, a alergias respiratórias e asma.
Embora funcione como um desinfetante, o cloro reage com uma ampla gama de substâncias químicas do suor, da urina e do cabelo humanos, criando subprodutos que causam dano à saúde. Estes subprodutos são muito voláteis e escapam para o ar acima da água, de acordo com Ernest Blatchley, engenheiro ambiental da Universidade Purdue.
Nadadores competitivos inalam grandes quantidades destes subprodutos do cloro. A exposição a eles pode torná-los mais sensíveis a alergênicos como caspas de animais domésticos, pólen e poeira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO  É cada vez mais comum a presença de pacientes com queixas de dor e dormências nas mãos nos consultórios dos ortopedistas. Várias são as causas desses sintomas. Podem se originar por problemas de neurológicos, de coluna ou até vasculares. Mas a principal causa de dor e dormências nas mãos, principalmente à noite e em mulheres, é a Síndrome do Túnel do Carpo. O túnel do carpo é uma passagem anatômica, localizada na porção anterior do punho, formada profundamente por um arco de ossos e superficialmente por um forte ligamento, chamado de Ligamento Transverso do Carpo. Dentro deste túnel se localizam os tendões flexores para os dedos (total de nove) e o nervo mediano. Esse nervo é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, dedo médio e a metade externa do dedo anular. O nervo Mediano localiza-se logo abaixo do Ligamento Transverso do Carpo, e, por ser a estrutura mais delicada no interior desse túnel, pode causar sensação de dor e d...

Bandagem funcional ou kinesio taping já é moda dos atletas no Brasil.

Os atletas procuram sempre inovações para melhorar o desempenho, a saúde e o bem estar durante os treinos e provas. Um exemplo disso é o sucesso da bandagem terapêutica adesiva, mais conhecida como kinésio taping, que auxilia a reabilitação física, agindo nas áreas neurológica, ortopédica e muscular dos praticantes de esportes. Bandagem funcional criada no Japão faz sucesso entre atletas (Foto: Reprodução) Desenvolvido na década de 70, no Japão, pelo médico quiropata Kenzo Kase, o método visa aliviar a dor, reduzir edemas, pelo fato de melhorar a circulação linfática, gerar maior estabilidade articular e melhorar a contração muscular. O esparadrapo terapêutico tem 130 a 140% de elasticidade, tecido feito com 100% de algodão, é ativado pelo calor e à prova d´água, não contém látex, permite que a pele respire sem obstrução, possibilita o movimento do corpo normalmente e dura de três a cinco dias na pele após aplicado. O QUE É? Segundo o Dr. David Homsi, a  Kinesio Taping...

Ruptura do tendão patelar

A maioria dos músculos esta ligada as extremidades ósseas por meio de um tendão, que pode medir de alguns milímetros a muitos centímetros. Os tendões não resistem muito bem a pressão e acham-se frequentemente separados ou protegidos dos ossos abaixo por meio de cavidades de paredes delgadas, contendo líquido sinovial. Alguns dos tendões maiores contém um osso em seu interior, no ponto em que cruzam uma articulação e tem de suportar esforços consideráveis. Tais ossos são conhecidos como sesamoides, como, por exemplo, a patela e os sesamoides debaixo das cabeças dos primeiros metatarsianos, sendo providos de cartilagem articular em sua superfície profunda. O músculo quadríceps da coxa consiste em quatro músculos: reto femoral, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio. A ação principal destes músculos é estender a perna na articulação do joelho. Eles unem-se para formar o tendão quadríceps, que se insere na patela. A patela é ancorada da coxa consiste em quatro músculos:...