Uma boa parte das pessoas que praticam atividade tensional (musculação ou treinamento de auto rendimento) por não entenderem do assunto, ignoram a orientação do professor e por muitas vezes, não respeitam a fase de recuperação muscular (super compensação), após o seu treinamento com pesos na academia.
Essa fase é de extrema importância, na melhora e resposta fisiológica esperada pelo aluno. As mulheres focam tanto em conquistar belas pernas e quadris e os homens o tórax e braços, treinando demasiadamente suas partes preferidas, sem conquistar bons resultados e persistindo no erro vão acabar entrando no estado de OVERTRAINING.
Então, vale a pena lembrar que o crescimento muscular ocorre em três fases: Estimulação, Recuperação e Crescimento.
A estimulação ocorre quando você estressa a musculatura durante o seu treino. O stress causado, durante o treinamento, pelas sobrecargas metabólicas e tensionais faz com que aconteça micro lesões nos músculos recrutados. Essas micro lesões caracterizam-se pela estimulação.
A recuperação envolve tanto a reparação dessas micro lesões como também pelo restabelecimento a nível energético num patamar superior ao anterior. Apenas com uma fase de recuperação completa ocorrerá uma adaptação e conseqüente desenvolvimento muscular, a fim de se preparar para estímulos subseqüentes mais intensos. Se você não estiver completamente recuperado e fornecer nova sobrecarga, a musculatura responderá de maneira negativa contrariando a fisiologia do esforço.
O processo de crescimento muscular ocorre em sua maior parte do lado de fora da academia e não durante o treinamento como se imaginava. Em se tratando do treinamento de hipertrofia muscular, acredita-se que é preciso cerca de 48 horas para os pequenos grupos e de 72 horas para os grandes grupos musculares trabalhados, levando em consideração que você tenha uma boa alimentação, suplementação, dentre outros fatores como, principalmente, a genética.
Para saber qual o tempo ideal para cada um, deve-se experimentar tempos de descanso diferentes e analisar o resultado, até que se encontre o período ideal. Somente assim evitamos o inimigo número 1 de todos os indivíduos amantes da musculação: O OVERTRAINING.
ALGUNS SINTOMAS DE OVERTRAINING:
• Falta de interesse no treinamento
• Sensação de cansaço generalizado
• Irritabilidade
• Problemas com o sono
• Perda de apetite
• Dores articulares
• Dores de cabeça
• Náusea
• Desânimo
Quando sentir estes sintomas, o melhor a fazer é tirar uma semana de total descanso, para recuperação da energia. Outro fator que faz diferença é a idade. Normalmente, quando ficamos mais velhos o tempo que você precisa para recuperação aumenta.
Comentários
Postar um comentário