Pular para o conteúdo principal

Entenda o que Rafael Nadal fez de tratamento nos joelhos





Muita gente se pergunta sobre o tratamento ao qual o tenista Rafael Nadal se submeteu no joelho. Esse atleta, que já sofre há algum tempo de tendinite crônica no joelho, foi submetido no passado e em 2012 novamente a uma aplicação de plasma rico em plaquetas (conhecido como PRP). 

Esta terapia vem sendo utilizada nos últimos 6 anos para tratar tendinites crônicas, acelerar a cura de lesões musculares e também para o tratamento de outras tendinites, como no ombro e cotovelo do tenista.

Porque o Nadal utilizou isso para tratar a lesão que ele tinha?
O nosso organismo tem uma ótima capacidade de se curar naturalmente, mas vez ou outra isso é dificultado pelas características da própria estrutura lesada. Ou quando falamos de atletas profissionais, como no caso do Nadal, a demanda e a sobrecarga esportiva também é muito grande.

Toda vez que ocorre uma lesão, uma série de processos químicos leva até o local lesado uma célula imprescindível para que ocorra a cura: a plaqueta. Sem ela, nenhuma estrutura cicatriza.

Em circunstâncias normais, durante a fase de cura dos tecidos, as plaquetas chegam até o local e se unem, liberando os chamados fatores de crescimento, que vão agir para promover a cura.

Nos tendões, entretanto, a vascularização é muito ruim, e o tratamento faz com que mais plaquetas no local possam viabilizar a regeneração e a cura.

E o grande benefício deste tratamento, no caso do Nadal, foi a possibilidade de se evitar uma cirurgia. Ele realizou o tratamento no intuito de melhorar da dor e da lesão sem fazer uma cirurgia, o que poderia ser muito prejudicial para sua carreira, neste momento.

Outro grande benefício é que o tratamento pode ser repetido, sem maiores problemas, de tempos em tempos, caso seja necessária um a nova fase de melhora da dor e da cicatrização.

Os atletas amadores também podem utilizar este tratamento?
Como em toda novidade na ortopedia esportiva, os profissionais são sempre os primeiros a se beneficiarem de novos tratamento. Atletas amadores também podem se beneficiar com isso, basta que procurem os seus médicos e se informem sobre este novo tratamento. Aqui no Brasil já se realiza esta terapia com bons resultados nas tendinites do cotovelo, ombro, tornozelo (tendão de Aquiles) e joelho. Procure se informar a respeito – esta terapia, desde que bem indicada, pode trazer grandes melhoras para as suas dores crônicas. 

E o Nadal?

Bem o Nadal vem fazendo um ano memorável e deve nas próximas semanas assumir o posto de número 1 do Mundo novamente. Nem preciso dizer o quanto essa terapia fez bem ao atleta. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO  É cada vez mais comum a presença de pacientes com queixas de dor e dormências nas mãos nos consultórios dos ortopedistas. Várias são as causas desses sintomas. Podem se originar por problemas de neurológicos, de coluna ou até vasculares. Mas a principal causa de dor e dormências nas mãos, principalmente à noite e em mulheres, é a Síndrome do Túnel do Carpo. O túnel do carpo é uma passagem anatômica, localizada na porção anterior do punho, formada profundamente por um arco de ossos e superficialmente por um forte ligamento, chamado de Ligamento Transverso do Carpo. Dentro deste túnel se localizam os tendões flexores para os dedos (total de nove) e o nervo mediano. Esse nervo é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, dedo médio e a metade externa do dedo anular. O nervo Mediano localiza-se logo abaixo do Ligamento Transverso do Carpo, e, por ser a estrutura mais delicada no interior desse túnel, pode causar sensação de dor e d...

Ruptura do tendão patelar

A maioria dos músculos esta ligada as extremidades ósseas por meio de um tendão, que pode medir de alguns milímetros a muitos centímetros. Os tendões não resistem muito bem a pressão e acham-se frequentemente separados ou protegidos dos ossos abaixo por meio de cavidades de paredes delgadas, contendo líquido sinovial. Alguns dos tendões maiores contém um osso em seu interior, no ponto em que cruzam uma articulação e tem de suportar esforços consideráveis. Tais ossos são conhecidos como sesamoides, como, por exemplo, a patela e os sesamoides debaixo das cabeças dos primeiros metatarsianos, sendo providos de cartilagem articular em sua superfície profunda. O músculo quadríceps da coxa consiste em quatro músculos: reto femoral, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio. A ação principal destes músculos é estender a perna na articulação do joelho. Eles unem-se para formar o tendão quadríceps, que se insere na patela. A patela é ancorada da coxa consiste em quatro músculos:...

P.R.P (Plasma rico em plaquetas)

Entenda o que é PRP (Plasma Rico em Plaquetas) A medicina e a ciência sempre andam juntas, no intuito de proporcionar a melhora da qualidade de vida da população. E quando isso pode ser feito com métodos autólogos (do próprio paciente, sem nenhuma substância sintética) isso é melhor ainda. Conheça aqui o que é o tratamento com utilização de plasma rico em plaquetas, e como isso pode ajudar nas recuperação das lesões ortopédicas. O Tratamento com Plasma Rico em Plaquetas é seguro? Por mais de 20 anos a terapia com uso de plaquetas vem sendo utilizada no mundo por várias áreas da medicina incluindo: cirurgia cardíaca, ortopedia, medicina esportiva, neurocirurgia e área de cosmética, entre outras. Muitos dentistas também utilizam esta técnica em implantes de ortodontia. Atualmente, o uso do PRP tem sido bem estudado pela literatura médica, e se mostrou seguro desde que utilizado por médico capacitado, com conhecimento na área, utilizando o material adequado. ...