Pular para o conteúdo principal

DOR

Dor

A dor, fenômeno complexo que envolve sensações e mecanismos fisiológicos, comportamentais e psicológicos importantes, é uma qualidade sensorial fundamental que alerta os indivíduos para a ocorrência de lesões teciduais, permitindo que mecanismos de defesa ou de fuga sejam adotados. A dor é um efeito extremamente necessário, já que é o sinal de que alguma lesão está ocorrendo. A dor é uma sensação associada a um processo destrutivo atual ou potencial dos tecidos que se expressa através de uma reação orgânica e emocional. A informação dolorosa é captada por receptores nociceptivos, que respondem a sinais como calor, frio, pressão e substâncias químicas endógenas. Os receptores nociceptivos transmitem os estímulos dolorosos sob a forma de impulsos elétricos para a medula espinhal através de fibras sensoriais. A somatória de vários impulsos pode desencadear um potencial de ação nesta, transmitindo assim através de várias sinapses o estímulo até o cérebro. Em alguns casos, o sinal desencadeia uma resposta reflexa ao chegar à medula espinhal. Quando isto ocorre, um sinal é imediatamente reenviado ao longo de nervos motores até o local da dor, e uma contração muscular é desencadeada. Entretanto, somente quando o cérebro processa o sinal e o interpreta como dor é que o indivíduo passa a ter uma percepção consciente dela.
Os receptores da dor e suas vias nervosas diferem nas diferentes partes do corpo. A intensidade com que pessoas diferentes sentem e reagem a situações semelhantes causadoras de dor é bastante variada. Esta variação deve-se não tanto a uma ativação diferente das vias da dor mas a uma diferente ativação nos indivíduos das vias anestésicas naturais. A capacidade de tolerar a dor varia de acordo com o humor, a personalidade e as circunstâncias. A percepção da dor pode inclusive mudar com o decorrer dos anos. À medida que os indivíduos envelhecem, eles queixam-se menos da dor, isso ocorre, pois as alterações do organismo decorrentes do envelhecimento reduzem a sensibilidade à dor e porque essas pessoas tornam-se mais tolerantes à dor que os indivíduos mais jovens. Existe também a inibição da via que leva o estímulo doloroso até os centros superiores. Os impulsos elétricos transmitidos pelos receptores nociceptivos geram a liberação de neurotransmissores como a serotonina e a beta-endorfina, que agem sobre o sistema de transmissão da dor diminuindo a sensação dolorosa. Assim, o impulso originário da região estimulada só chega ao cérebro se este impulso for mais intenso que a inibição que ocorre continuamente. Este tônus de inibição serve para evitar que o individuo sinta dor desnecessária.
Para efeito de classificação médica, a dor é dividida em duas categorias. Elas são as agudas, que têm duração limitada e causas conhecidas, e as crônicas, que duram mais de três meses e têm causa desconhecida ou mal definida. Esta última categoria de dor aparece quando o mecanismo de dor não funciona adequadamente ou quando doenças associadas a ele tornam-se crônicas.
Há basicamente três tipos de estímulos que podem levar à geração dos potenciais de ação nos axônios desses nervos. Eles são:
· Variações mecânicas ou térmicas;
· Fatores químicos;
· Fatores liberados pelas células inflamatóriascomo a bradicinina, a serotonina, histamina e as enzimas proteolíticas.
Para o envio da informação dolorosa para os centros da dor nocérebro existem duas vias neurais ascendentes, elas são o trato espinoreticulotalâmico ou paleoespinotalâmico (filogeneticamente antigo, de condução lenta e que cursa medialmente no tronco cerebral), e o trato espinotalâmico ou neoespinotalâmico (filogeneticamente novo, de condução rápida e que cursa lateralmente no tronco cerebral). A via do trato neoespinotalâmico éiniciada por estímulos mecânicos e térmicos principalmente. Ela utiliza neurônios de axônios rápidos (de grande diâmetro). Esta é a via que produz a sensação da dor aguda e bem localizada, e ela dura somente enquanto há o estímulo desencadeador. A via do trato paleoespinotalâmico é iniciada pelos fatores químicos. Ela utiliza axônios lentos (diâmetro reduzido). Esta via produz, no indivíduo, dor contínua e mal localizada, e a sensação dura mesmo na ausência do estímulo desencadeador. Se, por exemplo, um individuo sofrer um golpe, a via de condução da dor é a rápida e ocorre devido às forças mecânicas que estiraram o tecido conjuntivo onde se localizam receptores de dor. Essa dor dura um tempo curto. Entretanto, à medida que o tecido morre, que extravasa o conteúdo celular e que chegam à região danificada as células inflamatórias, a dor que permanece é a dor lenta. A dor mais significativa do ponto de vista terapêutico é quase sempre aquela que é produzida pela via lenta. As sensações de dor localizadas e de limitada duração que são produzidas pela via rápida servem para o organismo afastar-se do agente nocivo.
A teoria da comporta espinhal da dor explica que a dor depende do somatório da estimulação sensorial e não apenas da descarga de receptores especializados da dor. Também explica que a sensação da dor está sujeita a controle central capaz de modular a transmissão da informação dolorosa, o que pode influenciar na percepção da dor. A área que sofre injúria envia para a medula espinhal informações sobre as características do estímulo aplicado por meio das fibras grossas, e informação sobre a intensidade do estímulo através das fibras finas. Ao nível da substância gelatinosa, as fibras finas estimulam células que potencializam a atividade das células transmissoras da dor, abrindo a comporta, e as fibras grossas estimulam um tipo de célula que inibe as células transmissoras da dor, fechando a comporta.
O limiar de dor fisiológico, semelhante na maioria dos indivíduos, pode ser definido como o ponto em que um dado estímulo é reconhecido como doloroso. Limiar de tolerância é o momento em que o estímulo alcança tal intensidade que não mais pode ser aceitavelmente tolerado. Difere do fisiológico porque varia conforme o indivíduo e a ocasião e é influenciado por fatores culturais e psicológicos. Resistência à dor seria a diferença entre os dois limiares. Esta expressa qual a amplitude de estimulação dolorosa que o indivíduo pode aceitavelmente resistir e também é modificada por traços culturais e emocionais. A modulação da resposta comportamental à dor cabe ao sistema límbico.
Os corpos dos neurônios primários da dor localizam-se nos gânglios espinhais e no gânglio trigêmeo. A maioria dos neurônios de segunda ordem, entretanto, situa-se no corno dorsal da medula e no núcleo espinhal do trigêmeo, onde recebem as sinapses dos aferentes de primeira ordem e de outros aferentes, formando, então, pequenos circuitos locais que são de grande importância para a percepção final da dor. Algumas fibras de segunda ordem projetam aos neurônios da formação reticular, encarregada de criar um estado fisiológico e psicológico de alerta no indivíduo. Outras fibras projetam ao hipotálamo, onde estão situados neurônios secretores ou controladores da secreção hormonal das glândulas endócrinas e neurônios que participam do controle do funcionamento das vísceras. Outras fibras ainda projetam a núcleos do sistema límbico, alguns deles situados também no tálamo, criadores de diferentes reações comportamentais e subjetivas de conteúdo emocional. Neste caso, as informações nociceptivas acabam chegando também a umaregião cortical diferente da área somestésica, responsável pelo conteúdo emocional de uma experiência dolorosa. Trata-se do córtex cingulado anterior.
Classificação da dor
Quanto ao tipo:
Referida ou irradiada: Sentida em local diferente da sua origem e esta é visceral. Ramos das fibras viscerais fazem sinapse na medula com os neurônios que inervam a pele.
Projetada: Não há comprometimento do receptor e sua origem é pela estimulação da via. A atividade nas fibras aferentes é projetada ao sistema nervoso central e há sensação na região do corpo em que a fibra aferente inerva.
Fantasma: Ocorre em membros não mais pertencentes ao corpo. A atividade de axônios sensoriais do membro amputado é julgada pelo sistema nervoso central como do membro ausente.

Quanto à duração:

Aguda: Tem causa bem definida e um tempo característico. A dor desaparece após a cura da injúria.
Crônica: Permanece após a cura, é proveniente de impulsos anormais não inibidos e é influenciada por reações emocionais e neuro-vegetativas.

Quanto à fisiopatogenia:

Nociceptiva: Há ativação dos nociceptores na pele ou nos tecidos do
corpo em resposta a um dano.
Neuropática: Há lesões no sistema nervoso central ou sistema nervoso periférico.
Psicogênica: Possui origem psicológica e não há ativação de nociceptores ou de vias sensoriais.
Hanseníase: A hanseníase ou mal de Hansen é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. O tempo de incubação após a infecção é de 2 a 20 anos. As pessoas devem ficar atentas aos primeiros sintomas da doença, os quais são manchas na pele que não doem, não incomodam e não coçam; dormência; formigamento; queda de pêlos no local e insensibilidade. A transmissão da hanseníase acontece pelas vias respiratórias e, algumas vezes, pelo contato com lesões na pele. A hanseníase não mata, mas pode deixar seqüelas graves como atrofia e paralisia das mãos e pés. Um dos primeiros efeitos da hanseníase, devido ao acometimento dos nervos, é a supressão da sensação térmica no local afetado. Posteriormente, pode evoluir para diminuição da sensação de dor no local por causa de lesões nas terminações nervosas. Isto faz com que, com o passar do tempo, ocorram lesões que podem vir a desfigurar o portador.

Curiosidades: O feto começa a sentir dor a partir da 28ª semana. Quando se usa calor como fator de estimulação, o limiar doloroso para o homem situa-se em torno dos 44°C. Na mesma experiência, o limiar de tolerância alcança os 48°C. Pesquisadores do Instituto Pasteur (França) descobriram um novo analgésico secretado naturalmente na saliva do homem. Este foi batizado com o nome opiorfina. Segundo os pesquisadores, a opiorfina, injetada em ratos, se mostrou até seis vezes mais eficaz que a morfina. O mecanismo de ação da opiorfina é protegendo as encefalinas da degradação, permitindo-lhes continuar ativas por mais tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO  É cada vez mais comum a presença de pacientes com queixas de dor e dormências nas mãos nos consultórios dos ortopedistas. Várias são as causas desses sintomas. Podem se originar por problemas de neurológicos, de coluna ou até vasculares. Mas a principal causa de dor e dormências nas mãos, principalmente à noite e em mulheres, é a Síndrome do Túnel do Carpo. O túnel do carpo é uma passagem anatômica, localizada na porção anterior do punho, formada profundamente por um arco de ossos e superficialmente por um forte ligamento, chamado de Ligamento Transverso do Carpo. Dentro deste túnel se localizam os tendões flexores para os dedos (total de nove) e o nervo mediano. Esse nervo é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, dedo médio e a metade externa do dedo anular. O nervo Mediano localiza-se logo abaixo do Ligamento Transverso do Carpo, e, por ser a estrutura mais delicada no interior desse túnel, pode causar sensação de dor e dormê

Força G nos pilotos de automobilismo

O piloto Nelsinho Piquet e o Fisioterapeuta Adriano Tiezerini em 2.009 logo após a saída do piloto da Formula 1, atualmente Nelsinho é piloto da Nascar nos EUA correndo em circuítos ovais onde a Força G é mais acentuada.  Força G nos pilotos de automobilismo Por: Adriano Tiezerini  O cálculo das forças G sobre os pilotos é realmente bem simples. Precisamos somente conhecer o raio das curvas e a velocidade dos carros. Vou citar como exemplo nesse artigo a corrida que ocorreu em 2001 da formula Indy, no Texas. Conforme Track Facts da Texas Motor Speedway, as curvas da pista têm um raio de 228,5 metros (750 pés). Durante a prova, os carros completam as voltas a cerca de 370 km/h (230 mph). Em 29 de abril de 2001, funcionários da CART (Champion Auto Racing Teams) cancelaram uma corrida no Texas Motor Speedway, porque os pilotos tiveram vertigens após apenas 10 voltas. A combinação de altas velocidades e curvas fechadas do Texas Motor Speedway gera forças de quase 5 G nas v

Deixe seu legado!

O papo é sobre “dar oportunidades”! Dê oportunidades aos amigos, indique o seus serviços caso ache que os seus , não estão surtindo efeitos! Eu não tenho problemas com isso, eu não só indico, como “cedo” minha clínica, minha sala e até minha cadeira... Dessa forma eu ganho mais conhecimento, agrego de maneira positiva a vida de um colega, e de quebra conquisto um aliado forte. De oportunidades, não crie barreiras, não dificulte laços por conta de suas vaidades, eu já quebrei a cara inúmeras vezes, ajudando pessoas que não mereciam um segundo da minha atenção, e no final eu ainda sai por errado, mas mesmo assim eu sempre dou oportunidades aos colegas para que , eles possam ter as mesmas experiências que um dia eu tive e tenho! Na foto comigo o Dr. Zari de Florianópolis, um colega que me seguia nas redes sociais e que quando estive montando a Aliens em Floripa, sempre disse ser admirador do nosso trabalho, hoje não só frequenta minha clínica, como em alguns casos importantes, eu