É definido como propriocepção, qualquer informação postural, posicional, levada ao Sistema Nervoso Central, pelos receptores dos músculos, tendões, ligamentos e articulações. A propriocepção também é definida como a capacidade de resposta imediata neuro músculo tendínea a um determinado estímulo no movimento.
Os efeitos do treinamento de propriocepção na extremidade inferior do corpo vêm demonstrando em vários estudos que este tipo de treinamento ajuda na prevenção de lesões assim como, também, melhorando a estabilização neuromuscular, por meio de um treinamento proprioceptivo progressivo, tem demonstrado significativas melhoras, ao contrário de atletas que fazem apenas exercícios de reforço muscular.
Lesões nos membros inferiores ocorrem com frequência nos esportes de competição, algumas por trauma direto obtendo um contato contra outro indivíduo, outras, porém, são causadas usualmente sem nenhum tipo de contato, nas quais forças externas do meio ambiente excedem as forças internas do corpo, sendo que algumas lesões mais comuns envolvem danos aos componentes ligamentares e cartilaginosos, principalmente do joelho e tornozelo.
Estas lesões que ocorrem por meio externos normalmente são causadas quando o individuo tenta mudar, subitamente de direção, velocidade ou trajetória, ou um obstáculos no meios externos normalmente são causadas quando o indivíduo tenta mudar, subitamente de direção, velocidade ou trajetória, ou um obstáculo no meio externo, sobrecarregando as articulações e levando á lesão. A fim de evitar esses tipos de trauma, os treinamentos de exercícios de propriocepção têm demonstrado ser de grande valia na prevenção e diminuição do risco de lesão, pois são realizados de forma a estimular e treinar os macanorreceptores (neurônios sensitivos localizados nos músculos). Assim, leva-se a um aumento do recrutamento destes mecanoreceptores encontrados nos joelhos e tornozelos em situações de desequilibrios e mudanças de trajetórias. Esta teoria reconhece que diferentes padrões de movimentos necessitam também de uma estabilização muscular, dependendo da direção, velocidade e quantidade de força implementadas, atuando diretamente na articulação. É importante ressaltar que os exercícios de propriocepção são extremamente importantes na reabilitação de lesões do joelho, como no caso da ruptura do LCA e, mais ainda, nos problemas relacionados ao tornozelo e pés, como os entorses. Os exercícios proprioceptivos são uma parte integral do processo de reabilitação e talvez seja prudente o uso clínico na prevenção de lesões desportivas, pois os estudos realizados comprovaram que a prescrição destes exercícios melhora o senso de posição articular, evitando que as lesões ocorram.
Comentários
Postar um comentário