Pular para o conteúdo principal

Reduza a fadiga muscular e melhore o desempenho com ajuda de 'pré-treino'

A incapacidade da execução do exercício e o déficit na manutenção da tensão muscular chamam-se fadiga muscular, e suas causas são multifatoriais. No exercício de alta intensidade, a fadiga muscular está relacionada à acidose intramuscular, com aumento da concentração de íons H+. O acúmulo delactato e a acidez nos músculos afetam negativamente a performance, levando à fadiga muscular.
É fundamental estabelecer estratégias nutricionais para manter o equilíbrio ácido-base e fazer um “tamponamento” no meio intramuscular através da ação de proteínas eaminoácidos.
Existe um aminoácido não proteogênico, a carnosina (B-alanil-L-histidina), que está presente em grande quantidade no músculo esquelético. Ele possui ação tamponante, que evita a queda no ph. O músculo esquelético possui a capacidade de sintetizar carnosina a partir dos aminoácidos L-histidina B-alanina.
A Beta alanina destaca-se como suplemento ergogênico, e diversos estudos correlacionam a sua suplementação com o aumento da concentração da carnosina intramuscular e a melhora nodesempenho. Ela é comercializada sozinha e em suplementos denominados “pré-treinos”, nos quais é associada a outros nutrientes como cafeínaBCAAcreatinataurina e outros.
A dose ingerida está diretamente relacionada com a quantidade de carnosina intramuscular, e estudos mostram que a tolerância máxima em dose única seria de 10 mg\Kg peso corporal. Em estudos científicos, o efeito colateral observado é parestesia\ formigamento, quando ministradas doses acima da recomendação e não fracionadas. A estratégia para evitar o formigamento é fracionar a dose em três (manhã, tarde e noite), com intervalos de pelo menos três horas.
Beta Alanina deve ser utilizada no período de quatro a doze semanas antes de uma competição, com o objetivo de aumentar a remoção do lactato muscular, melhorar a recuperação e retardar a fadiga muscular. No entanto, ainda é preciso mais estudos para determinar doses e período para ser utilizada de forma segura e eficaz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO  É cada vez mais comum a presença de pacientes com queixas de dor e dormências nas mãos nos consultórios dos ortopedistas. Várias são as causas desses sintomas. Podem se originar por problemas de neurológicos, de coluna ou até vasculares. Mas a principal causa de dor e dormências nas mãos, principalmente à noite e em mulheres, é a Síndrome do Túnel do Carpo. O túnel do carpo é uma passagem anatômica, localizada na porção anterior do punho, formada profundamente por um arco de ossos e superficialmente por um forte ligamento, chamado de Ligamento Transverso do Carpo. Dentro deste túnel se localizam os tendões flexores para os dedos (total de nove) e o nervo mediano. Esse nervo é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, dedo médio e a metade externa do dedo anular. O nervo Mediano localiza-se logo abaixo do Ligamento Transverso do Carpo, e, por ser a estrutura mais delicada no interior desse túnel, pode causar sensação de dor e d...

Bandagem funcional ou kinesio taping já é moda dos atletas no Brasil.

Os atletas procuram sempre inovações para melhorar o desempenho, a saúde e o bem estar durante os treinos e provas. Um exemplo disso é o sucesso da bandagem terapêutica adesiva, mais conhecida como kinésio taping, que auxilia a reabilitação física, agindo nas áreas neurológica, ortopédica e muscular dos praticantes de esportes. Bandagem funcional criada no Japão faz sucesso entre atletas (Foto: Reprodução) Desenvolvido na década de 70, no Japão, pelo médico quiropata Kenzo Kase, o método visa aliviar a dor, reduzir edemas, pelo fato de melhorar a circulação linfática, gerar maior estabilidade articular e melhorar a contração muscular. O esparadrapo terapêutico tem 130 a 140% de elasticidade, tecido feito com 100% de algodão, é ativado pelo calor e à prova d´água, não contém látex, permite que a pele respire sem obstrução, possibilita o movimento do corpo normalmente e dura de três a cinco dias na pele após aplicado. O QUE É? Segundo o Dr. David Homsi, a  Kinesio Taping...

Força G nos pilotos de automobilismo

O piloto Nelsinho Piquet e o Fisioterapeuta Adriano Tiezerini em 2.009 logo após a saída do piloto da Formula 1, atualmente Nelsinho é piloto da Nascar nos EUA correndo em circuítos ovais onde a Força G é mais acentuada.  Força G nos pilotos de automobilismo Por: Adriano Tiezerini  O cálculo das forças G sobre os pilotos é realmente bem simples. Precisamos somente conhecer o raio das curvas e a velocidade dos carros. Vou citar como exemplo nesse artigo a corrida que ocorreu em 2001 da formula Indy, no Texas. Conforme Track Facts da Texas Motor Speedway, as curvas da pista têm um raio de 228,5 metros (750 pés). Durante a prova, os carros completam as voltas a cerca de 370 km/h (230 mph). Em 29 de abril de 2001, funcionários da CART (Champion Auto Racing Teams) cancelaram uma corrida no Texas Motor Speedway, porque os pilotos tiveram vertigens após apenas 10 voltas. A combinação de altas velocidades e curvas fechadas do Texas Motor Speedway gera forças de quase ...