Pular para o conteúdo principal

Avaliação Fisioterápica no Esporte - Parte 1

 A prática de esportes pode ser considerada um componente vital de um estilo de vida ativo e saudável, no qual se visa reduzir o risco de várias doenças e contribuir para um melhor desempenho físico e social, porém, dependendo da demanda ou exigência, lesões relacionadas ao esporte tornam-se presentes.
 O esporte baseia-se na atividade física, e esta necessita de uma composição física do indivíduo que lhe permita executar as tarefas exigidas durante a prática de modo que ele mantenha o rendimento e não promova um desgaste excessivo das estruturas corporais. No entanto, toda e qualquer atividade física produz sobrecarga em algum ponto do aparelho locomotor, porém a intensidade com que isso ocorre está relacionada com o nível de aptidão física do indivíduo, a modalidade do esporte praticado e a intensidade do estímulo gerado. 
 Exemplos podem ser mostrados em esportes realizados em alta intensidade que necessitam de mudanças contínuas de direção, além de altas cargas durante atividades unipodais, nos quais há extrema necessidade de controle neuromuscular, agilidade e equilíbrio/ qualidade nas ações musculares (força) excêntrica e concêntrica. 
 Portanto, avaliações pré-participação se fazem de extrema importância no universo do esporte, tendo em vista a criteriosidade na detecção de possíveis alterações apresentadas pelos atletas em diversos sistemas, como cardiovascular, musculoesquelético, entre outros. 
Toda avaliação física do atleta deverá ser realizada de maneira multidisciplinar e criteriosa, respeitando o nível de atividade que cada indivíduo realiza e a especificidade do que se pretende analisar. A avaliação fisioterápica objetiva a detecção de fatores de risco de lesões, além de sistematicamente analisar alterações funcionais, permitindo estudar maneiras de prevenir lesões decorrentes da prática esportiva e / ou melhorar a capacidade do atleta em executar as tarefas que o esporte exige. 
 A avaliação fisioterápica tem papel fundamental tanto na detecção de possíveis lesões e incapacidades funcionais como na prevenção de novas lesões, podendo também favorecer o melhor desempenho esportivo do atleta. A avaliação fisioterápica tem como objetivo analisar possíveis alterações funcionais, encurtamentos musculares, perdas proprioceptivas, alterações da força muscular, limitações da amplitude de movimento e da estabilidade articular, entre outros. Dessa forma, o exame físico é de uma complexa relação entre o fisioterapeuta e o paciente. 
 É importante lembrar que o atleta não é um paciente comum e que suas exigências físicas requerem desempenhos musculares, fisiológicos e psicológicos diferenciados dos do paciente sedentário. Cada modalidade esportiva gera uma sobrecarga específica, apresentando, assim, lesões bastante típicas em seus praticantes, o que, associado com a idade e o sexo desses esportistas, pode nos dar um perfil no qual podemos nos basear durante a avaliação do atleta, nos direcionando para possíveis regiões que muitas vezes não chamariam atenção em pacientes não atletas. 
 Obviamente, as lesões decorrentes da prática do futebol são diferentes das lesões mais frequentes no voleibol, assim como são diferentes as lesões resultantes da prática do judô, basquetebol, handebol e todos outros tantos esportes praticados por milhares de pessoas. Cabe ao fisioterapeuta ter conhecimento sobre as principais características que envolvem esses esportes e, de acordo com cada modalidade realizar uma avaliação única e individualizada para o atleta, levando em consideração não só a modalidade esportiva, mas tambem a intensidade e frequência da prática esportiva, idade, sexo, histórico de lesões, considerações médicas e quaisquer outros fatores que possam ser importantes e relevantes no processo de avaliação. 
 É necessário respeitar os objetivos, o nível e a frequência com que o atleta pratica o esporte. Devemos saber diferenciar o atleta amador do profissional ou, ainda, daquele atleta que pratica apenas de forma recreativa, ou diferenciar o atleta que, mesmo de forma recreativa, se reúne com os amigos todos os dias da semana para um jogo bastante competitivo entre eles daquele que pratica apenas duas vezes por semana.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO  É cada vez mais comum a presença de pacientes com queixas de dor e dormências nas mãos nos consultórios dos ortopedistas. Várias são as causas desses sintomas. Podem se originar por problemas de neurológicos, de coluna ou até vasculares. Mas a principal causa de dor e dormências nas mãos, principalmente à noite e em mulheres, é a Síndrome do Túnel do Carpo. O túnel do carpo é uma passagem anatômica, localizada na porção anterior do punho, formada profundamente por um arco de ossos e superficialmente por um forte ligamento, chamado de Ligamento Transverso do Carpo. Dentro deste túnel se localizam os tendões flexores para os dedos (total de nove) e o nervo mediano. Esse nervo é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, dedo médio e a metade externa do dedo anular. O nervo Mediano localiza-se logo abaixo do Ligamento Transverso do Carpo, e, por ser a estrutura mais delicada no interior desse túnel, pode causar sensação de dor e dormê

Força G nos pilotos de automobilismo

O piloto Nelsinho Piquet e o Fisioterapeuta Adriano Tiezerini em 2.009 logo após a saída do piloto da Formula 1, atualmente Nelsinho é piloto da Nascar nos EUA correndo em circuítos ovais onde a Força G é mais acentuada.  Força G nos pilotos de automobilismo Por: Adriano Tiezerini  O cálculo das forças G sobre os pilotos é realmente bem simples. Precisamos somente conhecer o raio das curvas e a velocidade dos carros. Vou citar como exemplo nesse artigo a corrida que ocorreu em 2001 da formula Indy, no Texas. Conforme Track Facts da Texas Motor Speedway, as curvas da pista têm um raio de 228,5 metros (750 pés). Durante a prova, os carros completam as voltas a cerca de 370 km/h (230 mph). Em 29 de abril de 2001, funcionários da CART (Champion Auto Racing Teams) cancelaram uma corrida no Texas Motor Speedway, porque os pilotos tiveram vertigens após apenas 10 voltas. A combinação de altas velocidades e curvas fechadas do Texas Motor Speedway gera forças de quase 5 G nas v

Deixe seu legado!

O papo é sobre “dar oportunidades”! Dê oportunidades aos amigos, indique o seus serviços caso ache que os seus , não estão surtindo efeitos! Eu não tenho problemas com isso, eu não só indico, como “cedo” minha clínica, minha sala e até minha cadeira... Dessa forma eu ganho mais conhecimento, agrego de maneira positiva a vida de um colega, e de quebra conquisto um aliado forte. De oportunidades, não crie barreiras, não dificulte laços por conta de suas vaidades, eu já quebrei a cara inúmeras vezes, ajudando pessoas que não mereciam um segundo da minha atenção, e no final eu ainda sai por errado, mas mesmo assim eu sempre dou oportunidades aos colegas para que , eles possam ter as mesmas experiências que um dia eu tive e tenho! Na foto comigo o Dr. Zari de Florianópolis, um colega que me seguia nas redes sociais e que quando estive montando a Aliens em Floripa, sempre disse ser admirador do nosso trabalho, hoje não só frequenta minha clínica, como em alguns casos importantes, eu